Texto informativo sobre perigo de raio na praia
Soluções para a tarefa
Resposta:Pelo que sei descargas elétricas, como um raio, podem acontecer em ambientes como um rio, mar, açudes ou piscinas. O risco ao nadador, mesmo que não esteja tocando em nada é ser percorrido por uma corrente elétrica, que circule neste ambiente em que seu corpo está imerso.
Obviamente a descarga elétrica provocada pelo raio se dissipará por todas as possíveis regiões condutoras que inclui, é claro, o corpo do nadador. Logo existe risco sim.
Acho que é um caso bem semelhante ao já exaustivamente estudado e apresentado nos livros sobre aterramento que é denominado de “Potencial de Passo”.
Resumidamente posso te dizer que trata de estudos de dissipação de correntes elétricas em subestações de energia, onde se constrói uma malha de aterramento junto ao solo.
Havendo correntes que circulam por esta malha, haverá também uma diferença de potencial entre qualquer dois pontos considerados sobre ela. Assim define-se como “Potencial de Passo” a maior diferença de potencial que poderia atingir uma pessoa que caminhasse sobre esta malha. Ou seja a diferença de potencial seria diretamente proporcional a distância entre os dois pés da pessoa, distância esta correspondente à um passo.
Explicação: