Português, perguntado por amandavaz6353, 1 ano atrás

Texto III AS VITRINES Eu te vejo sair por aí Te avisei que a cidade era um vão — Dá tua mão — Olha pra mim 5 – — Não faz assim — Não vai lá não Os letreiros a te colorir Embaraçam a minha visão Eu te vi suspirar de aflição 10 – E sair da sessão, frouxa de rir Já te vejo brincando, gostando de ser Tua sombra a se multiplicar Nos teus olhos também posso ver As vitrines te vendo passar 15 – Na galeria, cada clarão É como um dia depois de outro dia Abrindo um salão Passas em exposição Passas sem ver teu vigia 20 – Catando a poesia Que entornas no chão BUARQUE, C. As vitrines, 1981. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2008. A leitura do poema-canção “As Vitrines” permite afirmar: (01) A cidade é mostrada como lugar de perigo. (02) O enunciador, na primeira pessoa, dirige-se à mulher amada, colocando-se como seu protetor. (04) A idéia associada a “vitrines” acentua o aspecto da mercantilização de seres e objetos na cidade. (08) O temor do sujeito apaixonado diante da possibilidade de coisificação da mulher amada é percebido no texto. (16) A relação entre os termos “letreiros” (v. 7), “colorir” (v. 7) e “Embaraçam” (v. 8) expressa o deslumbramento do poeta com o mundo citadino. (32) Chico Buarque, ao dizer “Passas sem ver teu vigia” (v. 19), se apresenta como um poeta encantado por sua musa, que o ignora. (64) A repetida referência a “vitrines” reflete o fascínio que elas exercem sobre o poeta.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
1
Olá.


Conforme a leitura, compreende-se que a assertivas corretas são 01 + 02 + 04+ 08 + 32= 47.



Quando lemos o poema-canção de Chico Buarque, conseguimos entender que a assertiva 16 não corresponde com o sentido da letra, uma vez que o autor, quando fala sobre os termos citados no enunciado, não fica deslumbrado com a beleza do cotidiano.



Quando Chico fala sobre os termos, ele está se referindo como a sua mulher amada, que está em meio ao caos vivido em uma cidade perigosa, e que ao longo da canção, conseguimos identificar que Chico se coloca como um homem protetor a mulher amada.



E por fim, na assertiva 64, que também é errada, o autor não se refere as "vitrines" como sendo algo que lhe causa um certo encantamento, mas uma forma de como isso pode ser associado com a mercantilização entre pessoas e objetos no meio urbano.



Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes