Texto II - O prelúdio Republicano, astúcias da ordem e ilusões do progresso
1°: Qual o contexto histórico do evento?
2°: Onde Ocorreu?
3°: Quem são os envolvidos?
4°: Como as fontes "narram" o evento?
5°: Por que ocorreu?
6°: Como os fatos se desdobraram?
7°: Qual foi a memória construída sobre o evento por Euclides Da Cunha?
Soluções para a tarefa
Sobre o texto "O Prelúdio Republicano, Astúcia da Ordem e Ilusões do Processo" podemos analisar que está se retratando sobre a Revolta de Canudos, um movimento contra a miséria e opressão que marcava a República Velha. Sobre isso, podemos responder as questões da seguinte forma:
Análise das Questões Sobre Revolta de Canudos
1) O contexto histórico passa-se no processo de transição do sistema republicano no Brasil, onde ficou marcado pela miséria e opressão coronelística.
2) A Revolta de Canudos ocorreu no sertão da Bahia, onde criaram uma comunidade na região do Rio Vaza-Barris.
3) Os envolvidos foram a população de Canudos, formada por sertanejos baianos, que eram reflexo das camadas populares, majoritariamente formada pela população negra. Do outro lado tivemos a presença das tropas federalistas.
4) Temos a presença de dois tipos de escritos nessa época, onde a maioria, propagada pelo republicanismo, tentava desmoralizar o movimento para justificar o massacre dele. Também temos outros tipos de fonte que defenderam esse movimento, escritos por Euclides da Cunha e Rui Facó.
5) Ocorreu em razão da evasão da mão de obra dos grandes latifundiários que tentando fugir da miséria que sofriam, onde viram essa esperança em Canudos. Com isso, as tropas federais irão apoiar os interesses dos grandes latifundiários e irão devastar a comunidade com a desculpa que, liderados por um "fanático monarquista", ameaçavam a estabilidade da república.
6) Foram feitas quatro expedições militares para conseguirem dizimar completamente a comunidade de Canudos. Os últimos que sobraram, majoritariamente formados por homens velhos, mulheres e crianças foram mortos covardemente e sequestrados para servir de trabalhos forçados.
7) Euclides da Cunha irá escrever à favor do movimento, e irá denunciar os atos covardes dos militares contra uma população que só buscava subsistência. O escritor chamou essa guerra como um verdadeiro crime, por parte dos federalistas, e chamou os soldados que continuavam a lutar de "mercenários inconscientes".
O escritor imortalizou a resistência da comunidade de Canudos em sua obra "Os Sertões".
Saiba mais sobre "Revolta de Canudos" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4566178
#SPJ1