TEXTO II
A existência dos homens criadores modernos é muito mais condensada e mais complicada do que a das pessoas dos séculos precedentes. A coisa representada, por imagem, fica menos fixa, o objeto em si mesmo se expõe menos do que antes. Uma paisagem rasgada por um automóvel, ou por um trem, perde em valor descritivo, mas ganha em valor sintético. O homem moderno registra cem vezes mais impressões do que o artista do século XVIII.
(LEGÉR, F. Funções da pintura. São Paulo: Nobel, 1989).
A vanguarda europeia, evidenciada pela obra e pelo texto, expressa os ideais e a estética do
a) Cubismo, que questionava o uso da perspectiva por meio da fragmentação geométrica.
b) Expressionismo alemão, que criticava a arte acadêmica, usando a deformação das figuras.
c) Dadaísmo, que rejeitava a instituição artística, propondo a antiarte.
d) Futurismo, que propunha uma nova estética, baseada nos valores da vida moderna.
e) Neoplasticismo, que buscava o equilíbrio plástico, com utilização da direção horizontal e vertical.
Soluções para a tarefa
A vanguarda europeia expressa os ideais e a estética do: d) Futurismo, que propunha uma nova estética, baseada nos valores da vida moderna.
As vanguardas europeias são o grupo de movimentos de arte e cultura que aconteceram em vários países europeus a partir do século XX. Os principais tipos de vanguarda da Europa foram: futurismo, expressionismo, surrealismo e o cubismo.
Objetivam a realização de manifestações de artes plásticas e literatura que caracterizaram-se pela presença de elementos inovadores e experimentais. Os principais autores da vanguarda europeia foram: Oswald de Andrade e Filippo Marinetti.
Um exemplo de movimento artístico da vanguarda europeia é o futurismo que teve início no século XX e se caracterizou pelo radicalismo e por visar deixar de lado o passado e as tradições.
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Bons estudos!