TEXTO IEm todo o país a lei de 13 de maio de 1888 libertou poucos negros em relação à população de cor. A maioria já havia conquistado a alforria antes de 1888, por meio de estratégias possíveis. No entanto, a importância histórica da lei de 1888 não pode ser mensurada apenas em termos numéricos. O impacto que a extinção da escravidão causou numa sociedade constituída a partir da legitimidade da propriedade sobre a pessoa não cabe em cifras.ALBUQUERQUE, W. O jogo da dissimulação: Abolição e cidadania negra no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado).TEXTO IINos anos imediatamente anteriores à Abolição, a população livre do Rio de Janeiro se tornou mais numerosa e diversificada. Os escravos, bem menos numerosos que antes, e com os africanos mais aculturados, certamente não se distinguiam muito facilmente dos libertos e dos pretos e pardos livres habitantes da cidade. Também já não é razoável presumir que uma pessoa de cor seja provavelmente cativa, pois os negros libertos e livres poderiam ser encontrados em toda parte.CHALHOUB, S. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).Sobre o fim da escravidão no Brasil, o elemento destacado no Texto I que complementa os argumentos apresentados no Texto II é o(a)A variedade das estratégias de resistência dos cativos. B controle jurídico exercido pelos proprietários. C inovação social representada pela lei. D ineficácia prática da libertação. E significado político da Abolição.QUESTÃO 18A participação da África na Segunda Guerra Mundial deve ser apreciada sob a ótica da escolha entre vários demônios. O seu engajamento não foi um processo de colaboração com o imperialismo, mas uma luta contra uma forma de hegemonia ainda mais perigosa.MAZRUI, A. 3Procurai primeiramente o reino do político...". In: MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1925. Brasília: Unesco, 2010.Para o autor, a “forma de hegemonia” e uma de suas características que explicam o engajamento dos africanos no processo analisado foram:A Comunismo / rejeição da democracia liberal. B Capitalismo / devastação do ambiente natural. C Fascismo / adoção do determinismo biológico. D Socialismo / planificação da economia nacional. E Colonialismo / imposição da missão civilizatória.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta correta letra E --->o significado político da abolição // questão 18 A resposta correta letra C -->> racismo / adoção do determinismo biológico // espero ter ajudado !
Usuário anônimo:
Muitos dos alunos grupo de estudos que estava coordenando no sábado optaram pela letra C mas observe na C "afirma "que a LEI não foi a CAUSA e sim o EFEITO .
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás