TEXTO IEm 1810, 18 milhões de habitantes viviam nas Américas sob o governo da Espanha. Destes, oito milhões eram indígenas originários do Novo Mundo; um milhão eram negros trazidos da África; cinco milhões eram mestiços; e a minoria de quatro milhões era de brancos, tanto espanhóis peninsulares, os chamados chapetones, como crioulos, isto é, brancos nascidos nas Américas. Estes últimos viviam uma contraditória situação: estavam no topo da sociedade colonial, mas desempenhavam um papel secundário ante os espanhóis peninsulares em termos de privilégios, acesso à riqueza, aos monopólios, à administração e às decisões políticas.MÄDER, Maria Elisa Noronha de Sá. Revoluções de independência na América Hispânica: uma reflexão historiográfica. Revista de História, USP, v. 159, p. 223-240, 2008 (adaptado). TEXTO IIO descobrimento da América e a sua incorporação à coroa espanhola deram início ao problema das relações dos ocidentais com as populações autóctones que aqui viviam. [...] Desde os primeiros anos da conquista, os colonos espanhóis utilizaram um sistema servil na relação com os índios, mediante o qual os dividiam e os utilizavam de uma maneira que “tinha alguns matizes da servidão da Europa medieval”, colocando-os a realizar serviços pessoais em suas propriedades.SCHELL, Deise Cristina. Os índios na conquista espanhola da América: Leyes nuevas e representações à época da Jornada de Omagua y Dorado. Revista de História, v. 2, n. 1, p. 22-38, 2010. Disponível em: http://www.revistahistoria.ufba.br. Acesso em: 6 maio 2016. A composição da sociedade colonial espanhola descrita nos textos permite inferir quea)a relação da cultura indígena com o cenário natural que eles ocupavam desde antes da chegada dos europeus atribuía a eles um excepcional prestígio frente aos escravos trazidos da África.b)o critério do lugar de nascimento favorecia espanhóis que nasceram no continente europeu, longe das terras coloniais, mas prejudicava a população indígena que nascera no continente americano.c)o maior desafio pretendido pelos espanhóis era o de conciliar diferentes interesses e garantir representatividade para diferentes grupos étnicos da colônia e evitar rebeliões separatistas.d)a quantidade de indígenas e escravos na sociedade colonial, maioria da população, permitiu a esses grupos uma união estável, capaz de ameaçar os interesses coloniais europeus na América.e)a população indígena e a mestiça, para as quais o nascimento era registrado na América, ocupavam lugar inferior na hierarquia social, enquanto os negros transportados da África e espanhóis peninsulares eram prejudicados pela discriminação racial.
Soluções para a tarefa
a)a relação da cultura indígena com o cenário natural que eles ocupavam desde antes da chegada dos europeus atribuía a eles um excepcional prestígio frente aos escravos trazidos da África.
Falso. Os nativos não tinham uma vida superior a dos escravos africanos e muito menos contavam com maior prestígio.
b)o critério do lugar de nascimento favorecia espanhóis que nasceram no continente europeu, longe das terras coloniais, mas prejudicava a população indígena que nascera no continente americano.
Correto. Dentre outras coisas, a ideia de sangue e nacionalidade como garantidor de proteção e direitos, gerava uma ainda menor qualidade de vida para os indígenas sob o domínio espanhol.
c)o maior desafio pretendido pelos espanhóis era o de conciliar diferentes interesses e garantir representatividade para diferentes grupos étnicos da colônia e evitar rebeliões separatistas.
Falso. Não havia intenção de garantir representatividade e as rebeliões eram controladas com o uso da força.
d)a quantidade de indígenas e escravos na sociedade colonial, maioria da população, permitiu a esses grupos uma união estável, capaz de ameaçar os interesses coloniais europeus na América.
Falso. Escravos indígenas e negros não tinham muita articulação conjunta, embora tenham trabalhado juntos contra o domínio espanhol por algumas vezes.
e)a população indígena e a mestiça, para as quais o nascimento era registrado na América, ocupavam lugar inferior na hierarquia social, enquanto os negros transportados da África e espanhóis peninsulares eram prejudicados pela discriminação racial.
Falso. Os espanhóis peninsulares não eram descriminados e, pelo contrário, descriminavam os colonos e escravizados.