ENEM, perguntado por camilaavescarol8107, 1 ano atrás

TEXTO ICada vez que nos negamos ao atendimento de longas filas de usuárias/os sem propor-lhes alternativas,tomamos uma decisão política. A cada silêncio diante de violações de direitos, de torturas e violência à ausênciade espaços de efetiva participação de usuárias/os na definição das políticas, essas violações se cristalizam.A cada discurso fatalista que assumimos ("não há o que fazer"; "as condições de trabalho me impedem deagir"; "se disser o que penso serei transferido"; "corro o risco de perder o meu emprego" etc.), sem acionarsaídas para ações alternativas (movimentos sociais; movimento sindical; sistema nacional e internacional deproteção de direitos humanos etc.), também violamos direitos. Deixamos de responder, com a qualidade quenossa graduação nos possibilita, a demandas legítimas.TEXTO IIA partir dos anos 1980, o Serviço Social brasileiro buscou romper com as amarras conservadoras presentesdesde a gênese da profissão, sobre as quais se assentavam formação e trabalho profissional, e passou aconstituir bases profissionais alicerçadas nos novos tempos. Tal mudança não é apenas teórico-metodológica:é conceitual, é formativa, é ético-política e é técnico-operativa, pois infunde na apreensão da/do assistentesocial como trabalhador/a assalariada/o que, ao mesmo tempo em que trabalha diretamente com asexpressões da questão social, sofre os rebatimentos que são fruto da condição de vendedor/a da sua forçade trabalho. É dizer: a intenção de ruptura com as acepções conservadoras exige que formação e trabalhoprofissional estejam atrelados ao tempo presente e aos desafios por ele apresentados, para não perder devista o horizonte ético-político profissional.Tendo os textos acima como referência, redija um texto dissertativo sobre a questão social como objeto detrabalho do Serviço Social e estabeleça a relação entre as dimensões teórico-metodológica, ético-política etécnico-operativa no trabalho profissional da/do assistente social.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
1

O serviço social compreende uma profissão de caráter diverso. Dentre estes, nota-se grande conotação sociopolítica, crítica, além de interventiva no momento de exercer a profissão. Isso porque o profissional do serviço social deve ter em mente diversas refrações das questões sociais.

Sendo assim, o assistente social deve lidar com mais diferentes realidades e os desafios enfrentados nesses diferentes cenários, além de reconhecer as novas demandas originárias do sistema capitalista.

Perguntas interessantes