Texto IAnexo - Consulte a imagem em melhor resolução no final do cadernos de questõe13;Acesso em 10 jun. 2019Texto IIAs identidades sociais e o espaço têm uma relação mútua de constituição e reprodução, que nos leva à constatação de que o espaço reflete as relações de poder e os discursos hegemônicos, e de que a desigualdade se pode perpetuar através das formas pelas quais o espaço é organizado, vivenciado, representado e criado [...];Em particular, as identidades homossexuais têm uma forte relação com dimensões espaciais. As marchas de orgulho, as vizinhanças auto-organizadas com ambiente amigável para gays e lésbicas, os espaços públicos específicos anunciados como seguros e livres de discriminação, bem como as negociações de identidades relacionadas com os espaços (assumir da orientação sexual apenas em locais específicos), têm como fator comum a dimensão espacial.Ferreira, E. (2011). Questões de gênero e orientação sexual em espaço escolar, in I Seminário Latino-Americano de geografia e Gênero: Espaço, Gênero e Poder/Pré-encontro da Conferência Regional da União Geográfica Internacional: Conectando fronteiras, 8-11 November. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO).As questões de gênero e de orientação sexual já não podem mais ficar distantes do ambiente escolar. De acordo com os textos apresentados e seus conhecimentos no assunto, como a escola pode contribuir para a disseminação do preconceito de gênero? A) O Brasil é um dos países que apresenta maior número de violência contra estudantes LGBT nas escolas, situação espelho da atual conjuntura da sociedade brasileira, a qual discrimina e comete atos homofóbicos. B) O Brasil não apresenta dados de agressão a alunos LGBT nas escolas, motivo pelo qual o país não pode se considerar homofóbico. C) O Brasil, como um dos países que mais comete violência contra alunos LGBT nas escolas, não pode ser considerado um país homofóbico, pois não há casos como esses fora da escola. D) O Brasil não pode ser considerado um país homofóbico devido ao alto número de violência contra alunos LGBT nas escolas, pois esse espaço não é um espelho da sociedade. E) As escolas não tem a obrigação, como espaços educacionais, de inserir um ambiente pacífico entre os alunos, principalmente quando o assunto é gênero e orientação sexual.
Soluções para a tarefa
Sobre a violência contra a população LGBT, temos que a resposta certa é a: A) O Brasil é um dos países que apresenta maior número de violência contra estudantes LGBT nas escolas, situação espelho da atual conjuntura da sociedade brasileira, a qual discrimina e comete atos homofóbicos.
Isso porque o Brasil é um dos países que mais mata pessoas LGBT tendo em vista ser um país muito homofóbico.
Nesse aspecto, temos que a homofobia se dá tendo em vista diversos aspectos da cultura brasileira.
Assim, é importante que haja políticas públicas no sentido de combater a violência contra a referida população.
espero ter ajudado!
Resposta:
a. O Brasil é um dos países que apresenta maior número de violência contra estudantes LGBT nas escolas, situação espelho da atual conjuntura da sociedade brasileira, a qual discrimina e comete atos homofóbicos.
Explicação: