TEXTO IAlém, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado. [...TEXTO IIA moça bonita, chamada Uiara, morava na Terra Grande.Dizem que tinha cabelo verde, olho amarelo.O mato é verde; pois os seus cabelos eram mais verdes. A flor do ipê é amarela; pois os seus olhos eram mais amarelos.O primeiro texto pertence ao Romantismo indianista, e o segundo, ao Modernismo brasileiro, em sua primeira fase. Do ponto de vista temático, tratam de assuntos similares porque Aestabelecem uma paródia dos temas indianistas abordados. Bprepararam a compreensão para as questões da pós-modernidade. Cbuscam inspiração no Barroco, primeiro movimento artístico brasileiro. Devidenciam preocupação com os elementos nacionais nos dois movimentos. Edemonstram as ligações que os escritores possuíam com as tribos indígenas.
#SAS
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
estabelecem uma paródia dos temas indianistas abordados. (letra A)
O movimento modernista teve origem no período entre as primeira e segunda guerra mundial e trata de uma ruptura com os padrões e de inovação.
Uma das formas de ruptura se trata da paródia.
No romantismo inidianista era comum representar os índios pelo "mito do bom selvagem" onde se tinha o interesse de enaltecer a cultura nacional simbolizando as ideias de heroísmo.
Já o segundo texto, modernista, traz de volta este mito do bom selvagem e faz uma paródia ao descrever a aparência da índia baseada nas cores da bandeira nacional (o verde e o amarelo) tornando esta índia como uma representação metafórica da pátria,.
Perguntas interessantes