Filosofia, perguntado por gaaby12390, 1 ano atrás

TEXTO I Um soldado sírio foi morto por volta do dia 14 de abril por não cumprir as ordens de seus comandantes para atirar contra manifestantes em Douma: “Yusuf Musa Krad, 21 anos de idade, estava de pé ao meu lado. Em um momento, o coronel notou que Yusuf só estava atirando contra o ar. O tenente Jihad chamou um atirador de elite no telhado e apontou para Yusuf. O atirador então atirou contra Yusuf duas vezes na cabeça. Agentes de segurança levaram o corpo de Yusuf embora. Na TV, disseram que ele havia sido morto por terroristas”. Três desertores disseram à Human Rights Watch que as autoridades os tinham detido porque eles se recusaram a seguir as ordens ou desafiaram reivindicações do governo; dois disseram que as forças de segurança os espancaram e torturaram.

TEXTO II Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua, como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio.

As ações do soldado Yusuf, descritas no Texto I, podem ser interpretadas à luz da formulação do imperativo categórico de Immanuel Kant, apresentada no Texto II. Em acordo com a teoria kantiana, a recusa de Yusuf em atirar contra manifestantes é

A necessária, pois respeita a racionalidade do imperativo categórico, independentemente de suas consequências.
B ilegítima, pois utiliza-se do salvamento da vida de outros como meio para engrandecer sua virtude.
C incorreta, já que o dever da obediência à ordens legais suprime o dever do imperativo categórico.
D justificada, na medida em que levou ao menor sofrimento possível entre as pessoas envolvidas na situação.
E indigna, uma vez que causou sua morte e feriu sua própria humanidade, que também é um fim em si.


gaaby12390: alguem me ajuda urgente !!!!!!!!!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por historiaaaa
5
Letra A,pois mostra humanidade de sua parte,alem de ser um grande ato de heroismo e coragem,pois eu acho que ele sabia o risco que estava corendo desobedecendo seu comandante.
Perguntas interessantes