TEXTO I
[...] todo conhecer, pensar ou agir mediado pela linguagem, não se realiza num espaço vazio, abstrato, mas sim num mundo da vida [...] O mundo da vida constitui-se como pano-de-fundo, a-problemático, que se encontra às costas dos sujeitos sempre que estes pensam, conhecem e interagem. [...] Cultura, sociedade e personalidade, embora estejam incorporados em substratos diferentes do mundo da vida, “formam conjuntos de sentido complexos e comunicantes”, todos eles mediados lingüisticamente.
ROCHA, C. Formação ético-discursiva da vontade em Jürgen Habermas. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Belo Horizonte, p. 46. 2007. (adaptado)
O trecho acima faz referência ao conceito de mundo da vida, parte indispensável na teoria sobre a ação comunicativa de Jürgen Habermas. Conforme o pensamento de Habermas, nas sociedades humanas, o mundo da vida
A - distancia os sujeitos que interagem linguisticamente, pois não incorpora sua personalidade e moralidade.
B - representa uma parte da cultura distinta do agir ético, uma vez que não se constitui como parte das interações entre os sujeitos.
C - é um espaço vazio, sem interações, no qual não é possível haver ações ou relações humanas éticas mediadas pela linguagem.
D - é a junção da cultura, da sociedade e da personalidade dos indivíduos e lhes proporciona sentido em sua comunicação e agir ético.
E - forma um conjunto de sentido nas interações e é a esfera privilegiada da ação estratégica, que se orienta ao consenso entre os indivíduos.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra D.
Na teoria de Habermas, o mundo da vida é o espaço da ação comunicativa. Esta é um tipo de interação humana que cria laços, solidariedade e renova a cultura de maneira espontânea.
O mundo da vida é mais que a cultura dos sujeitos. Entre outras coisas, ele é formado também pela sociedade e pelas personalidades dos sujeitos.
Nesse mundo da vida acontecem interações, ações éticas, pensamentos. Sendo um pano-de-fundo sobre o qual os sujeitos interagem eticamente, o mundo da vida não os distancia, mas oportuniza sua aproximação e interação, que são mediadas pela linguagem, como afirma o texto de referência.
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