TEXTO I
Também chamados impressões ou imagens fotogramáticas […], os fotogramas são, numa definição genérica, imagens realizadas sem a utilização da câmera fotográfica, por contato direto de um objeto ou material com uma superfície fotossensível exposta a uma fonte de luz. Essa técnica, que nasceu junto com a fotografia e serviu de modelo a muitas discussões sobre a ontologia da imagem fotográfica, foi profundamente transformada pelos artistas da vanguarda, nas primeiras décadas do século XX. Representou mesmo, ao lado das colagens, fotomontagens e outros procedimentos técnicos, a incorporação definitiva da fotografa à arte moderna e seu distanciamento da representação figurativa.
No fotograma de Man Ray, o “distanciamento da representação figurativa” a que se refere o Texto I manifesta-se na:
a) ressignificação do jogo de luz e sombra, nos moldes surrealistas.
b) imposição do acaso sobre a técnica, como crítica à arte realista.
c) composição experimental, fragmentada e de contornos difusos.
d) abstração radical, voltada para a própria linguagem fotográfica.
e) imitação de formas humanas, com base em diferentes objetos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa correta: c) composição experimental, fragmentada e de contornos difusos.
Explicação:
A rayografia surge na história da arte como um processo experimental em que fotógrafos/artistas estavam criando novas composições, usando como instrumento os elementos que fazem parte do universo fotográfico.
a) INCORRETA. Os jogos de "luz e sombra" fazem parte da linguagem fotográfica, mas não foram uma "inovação" ou ressignificação para os surrealistas.
b) INCORRETA. Não havia também uma crítica direta à arte realista. Além disso, as fotomontagens necessitavam do emprego de uma técnica artística para sua realização.
No caso das fotomontagens, não se utilizava a câmera fotográfica, mas sim o material sensível e o laboratório onde as fotos eram reveladas. Lá, eles fragmentavam as imagens, experimentando e criando trabalhos sem a preocupação com aspectos técnicos como a nitidez e o contorno.
d) INCORRETA. A ideia dessa rayografia também não era a de "abstração radical", buscava-se um "distanciamento da representação figurativa", como o próprio texto evidencia.
e) INCORRETA. Esse "distanciamento da representação figurativa" a que o texto se refere, está mais relacionado à representação fotográfica propriamente dita. No caso da fotomontagem de Man Ray, ele até sugere "formas humanas", mas não como em uma fotografia tradicional.
Resposta:
Letra c
Explicação: