Texto I- [...] Recentemente Joana D’Arc Félix de Sousa, química brasileira, que ficou famosa na mídia por sua história de superação, e, inclusive, sua história está cotada para virar filme tendo como protagonista a atriz Tais Araújo, teve que se retratar mediante a descoberta de incongruências em seu currículo. Ela havia afirmado e também inserido em seu Currículo Lattes que entrou na faculdade aos 14 anos, concluiu um pós-doutorado em Harvard e havia recebido Bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Porém, foi descoberto que seu certificado de pós-doutorado em Harvard é falso, ela entrou na Unicamp aos 19 anos e não recebeu bolsa da instituição citada. [...] (adaptado de Acesso em 10/05/2020). Texto II- [...] De acordo com pesquisas realizadas por empresas recrutadoras, as mentiras que as pessoas mais contam em relação ao seu currículo profissional se referem aos seguintes assuntos, em ordem decrescente de importância: formação acadêmica, fluência em idioma estrangeiro, falsa experiência na área em que deseja atuar, acréscimo de atribuições no cargo anterior, últimos cargos supervalorizados, salário anterior, maior tempo de permanência na antiga empresa, curso de informática, participação inexistente em trabalhos voluntários, garantia de mobilidade e flexibilidade, estado civil e idade. [...] ( adaptado de acesso em 10/05/2020.. A respeito do escândalo envolvendo a pesquisadora e sua relação com a ética profissional (deontológica), avalie as seguintes asserções e estabeleça a relação entre elas:
I- No mundo acadêmico é muito comum a pressão por titulação e produção de artigos. A cobrança vem de todos os lados e, nem sempre o profissional encontra as condições e oportunidades para atendê-las. Assim, se vê obrigado a mentir para poder sobreviver no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo. Isso porque
II- Se não usar meios estratégicos como os citados na reportagem, as pessoas da classe mais baixa nunca chegarão a ter o reconhecimento merecido e ocupar um lugar de destaque. Neste sentido, não cabe ser ético, pois a mesma não vale somente onde há condições econômicas desiguais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Escolha uma:
a. As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
b. As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
c. As asserções I e II são falsas
d. A asserção I é verdadeira, e a II é falsa
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:a
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás