ENEM, perguntado por nevesjoan1614, 11 meses atrás

Texto I Outro elemento importante para a compreensão do populismo é a composição rural-urbana do proletariado industrial. Aí está um dos fatores da inexperiência política dessa parte do povo brasileiro. O seu horizonte cultural está profundamente marcado pelos valores do mundo rural. Neste, predominam formas patrimoniais ou comunitárias de organização do poder, de liderança e submissão, de misticismo e conformismo. IANNI, O. O colapso do populismo no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971 (adaptado). Texto II As relações entre Estado e classes trabalhadoras de 1930 a 1964, ao serem definidas como "populistas", sugerem uma espécie de "chamamento", que funcionaria assim: o Estado grita para os indivíduos: "Ó, vocês aí!", e estes se deixam recrutar. Não há por que acreditar que os trabalhadores atendam ao ato de "chamar", exceto se eles forem transformados em seres passivos e sem iniciativa própria. FERR

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
0

O texto apresenta o ponto de vista acerca do populismo. No governo de Vargas, esse populismo foi essencial para a obtenção do apoio da massa popular, e por isso, foi chamado de pai dos pobres e mãe dos ricos.

Vargas utilizava linguagem popular, manifestações que mobilizaram grande interação com o povo, além de ser responsável por manipular a mídia, os meios de informação em geral, bem como apresentar-se como trabalhador e "pessoa do bem" à sociedade, em quem a população nacional tanto confiou a priori.

Perguntas interessantes