Português, perguntado por maduchavez2405, 10 meses atrás

Texto I Os idiomas e suas regras são coisas vivas, que vão se modificando de maneira dinâmica, de acordo com o momento em que a sociedade vive. Um exemplo disso é a adoção do termo "maratonar", quando os telespectadores podem assistir a vários ou a todos os episódios de uma série de uma só vez. Contudo, ao que parece, a plataforma Netflix não quer mais estar associada à "maratona" de séries. A maior razão seria a tendência atual que as gigantes da tecnologia têm seguido para evitar o consumo excessivo e melhorar a saúde dos usuários.Embora os dois textos tratem do termo "maratonar" a partir de perspectivas distintas, é possível afirmar que o Texto II retoma aspectos apresentados no Texto I porque a) esclarece o significado do neologismo "maratonar" como esforço físico exaustivo, derivado de "maratona". b) deprecia a definição de "maratona" como ação contínua de superação de dificuldades e melhoria da saúde. c) reflete sobre o impacto que a falta de exercícios físicos e a permanência em casa provocam na saúde. d) menospreza o uso do termo "maratonar" relacionado a um estilo de vida sedentário, antagônico a maratona. Leia o texto a seguir e responda às questões 65 e 66. O telejornalismo é um dos principais produtos televisivos. Sejam as notícias boas ou ruins, ele precisa garantir uma experiência esteticamente agradável para o espectador. Em suma, ser um "infotenimento", para atrair prestígio, anunciante e rentabilidade. Porém, a atmosfera pesada do início do ano baixou nos telejornais: Brumadinho, jovens atletas mortos no incêndio do CT do Flamengo, notícias diárias de feminicídios, de valentões armados matando em brigas de trânsito e supermercados. Conjunções adversativas e adjuntos adverbiais já não dão mais conta de neutralizar o tsunami de tragédias e violência, e de amenizar as más notícias para garantir o "infotenimento". No jornal, é apresentada matéria sobre uma mulher brutalmente espancada, internada com diversas fraturas no rosto. Em frente ao hospital, uma repórter fala: "mas a boa notícia é que ela saiu da UTI e não precisará mais de cirurgia reparadora na face...". Agora, repórteres repetem a expressão "a boa notícia é que...", buscando alguma brecha de esperança no "outro lado" das más notícias.

#UNICAMP

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
143

É possível afirmar que o Texto II retoma aspectos apresentados no Texto I porque:

d) menospreza o uso do termo "maratonar" relacionado a um estilo de vida sedentário, antagônico a maratona

Ao ouvir a neta falar que tinha "maratonado" uma série, a avó menospreza o uso desse termo ("hunf!"), pois considera que "maratona" está ligado à prova de resistência e esforço físico, não a ficar o dia inteiro sentado vendo TV, um estilo de vida sedentário.

Assim, tem-se uma oposição entre a ação de "maratonar" com o sentido de ver vários episódios de uma série e "maratonar" com o sentido de praticar atividade física.

Respondido por al5447503
81

Resposta:

D) menospreza o uso do termo "maratonar" relacionado a um estilo de vida sedentário, antagônico a maratona

Explicação: confia na mãe

Perguntas interessantes