TEXTO I O Som e a Fúria, de William Faulkner, é um dos grandes marcos da literatura americana e mundial. O livro conta a história da família Compson e sua lenta e trágica decadência como uma família oligárquica americana. Isto é feito a partir de duas temporalidades distintas: os dias que antecedem a Páscoa de 1928 e um dia de sol próximo a Harvard em 1910. A narrativa, contada alternadamente pela visão de diversos personagens, no entanto não acompanha a cronologia do relógio, mas tem um tempo psicológico, da memória ou, então, do próprio fluxo da narrativa de Faulkner. Aos poucos, o que se revela é uma trama quase como repetição, com nomenclaturas que se sucedem e um destino que, apesar de evidente desde o caos inicial, é praticamente impossível se escapar. Com certeza, um dos livros mais imponentes da literatura. RIBEIRO, L. A. 5 motivos (e dicas) para ler O Som e a Fúria, de William Faulkner. Blog Nota Terapia, 03 maio. 2020.
. TEXTO II “O que a literatura faz é o mesmo que acender um fósforo no campo no meio da noite. Um fósforo não ilumina quase nada, mas nos permite ver quanta escuridão existe ao redor”.
O texto II, citação de Faulkner, revela a visão do autor sobre o papel que a literatura exerce: revelar pontos sombrios de nossa história, seja no âmbito individual ou coletivo. Sabendo disso, relacione a citação de Faulkner à obra que ele criou, O Som e a Fúria, e redija uma resenha crítica – que contenha entre 15 e 30 linhas – apontando ao menos um ponto sombrio iluminado pelo livro. Em outras palavras, escolha pelo menos um assunto incômodo (e, em sua visão, importante) abordado pelo autor em sua obra e utilize-o para construir sua resenha.
Soluções para a tarefa
Para realizar uma resenha crítica do livro O Som e a Fúria, de William Faulkner da maneira proposta, deve-se ter em mente o contexto da obra, que trata da decadência econômica e social dos aristocratas da família Compson. Este contexto, por si só, já oferece oportunidade para reconhecer diversos outros assuntos incômodos.
Contextualizando assuntos incômodos do livro O Som e a Fúria
Um assunto incômodo da obra é relacionado ao personagem Banjamin Compson, que possui limitações cognitivas que transformam até mesmo a forma na qual o texto é escrito, para aproximá-lo das sensações de confusão do personagem e da maneira através da qual ele percebe o mundo e as pessoas.
Outro dos assuntos incômodos é relacionado ao tratamento dos personagens negros, evidenciando a perpetuação da segregação racial mesmo décadas após a abolição da escravatura nos EUA.
Saiba mais sobre Faulkner em https://brainly.com.br/tarefa/27709503
#SPJ1