Texto I O sociólogo alemão Max Weber conceituou poder como a probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra a resistência alheia. Nesse sentido, todas as relações sociais que estabelecemos com indivíduos, instituições e coletividades são também relações de poder, que podem ou não se apresentar de forma explícita. Segundo Weber, as formas de exercício do poder podem ser legítimas (quando a influência exercida é consentida por parte de quem se submete à vontade do outro) ou ilegítimas (quando ocorrem somente por meio da força para imposição da vontade). Esse exercício de poder é denominado por Weber de dominação, e classificado em três tipos: tradicional, carismático e racional-legal. Texto 2 Os influenciadores são, sem dúvida, uma das maiores novidades da indústria da comunicação nesta segunda década do século 21. Impulsionados pela geração dos millennials, esses personagens conquistam milhões de fãs com sua espontaneidade, suas histórias e humor, criando uma proximidade muito maior do que aquela com as celebridades tradicionais, permitindo um nível de aproximação que as marcas jamais conseguiriam organicamente ou com estratégias de marketing convencional. A exemplo temos o piauiense Whindersson Nunes, considerado o maior influenciador digital do Brasil, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest. Segundo o levantamento, 76% das pessoas que utilizam as redes sociais no Brasil são impactadas pelos influencers. Dessa parcela, o comediante alcança sozinho 13%. A partir das leituras dos textos I e II, é correto afirmar que os novos influenciadores digitais possuem dominação sobre seus fãs? Justifique sua resposta tendo como base os conceitos apresentados no texto I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
23
Sim, os influenciadores conseguem e dominam seu público de maneira eficiente, pelo fato de que possuem uma posição de poder onde todas as pessoas acompanham, então, quando eles divulgam determinado produto, provavelmente ele será comprado.
Assim, o exercício do poder acontece quando alguém é influenciado a comprar aquele produto, as vezes acaba ocorrendo sem nem a pessoa analisar o contexto e a situação.
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás