TEXTO I
“O ouvinte do entretenimento só se deixará descrever adequadamente quando contextualizado a partir dos meios de comunicação de massa tais como o rádio, o cinema e a televisão. Do ponto de vista psicológico, a fraqueza do Eu é algo que lhe é próprio: como convidado de transmissões radiofônicas, aplaude com empolgação o sinal de luz que o anima para tanto. Criticar a coisa é algo tão estranho quanto se esforçar para apreendê-la.”
THEODOR, Adorno. Introdução à Sociologia da Música: doze preleções teóricas. Tradução Fernando R. de Moraes Barros. São Paulo: Editora Unesp, 20I I, p 79. (Adaptado).
TEXTO II
“A carne mais barata do mercado é a carne negra
[...]
Que vai de graça pro presídio
E para debaixo do plástico
E vai de graça pro subemprego
E pros hospitais psiquiátricos.
[...]
mas mesmo assim
ainda guardo o direito
de algum antepassado da cor
brigar sutilmente por respeito
brigar bravamente por respeito
brigar por justiça e por respeito.”
SOARES, Elza. Disponível em: . Acesso em 03 de dezembro de 2020 (Fragmento)
A canção de Elza Soares, lançada nas rádios brasileiras em abril de 2002,
a) demonstra a fraqueza crítica dos “antepassados da cor”.
b) é um exemplo de crítica social e descrição adequada do ouvinte nacional.
c) atribui fraqueza psicológica à população negra ao afirmar que esta é enviada, de graça, para hospitais psiquiátricos.
d) caracteriza a população negra como socialmente preterida, pelo que dificulta ao ouvinte nacional identificar-se com a música.
e) confirma a tese de Adorno de que os meios de comunicação de massa não são próprios para entreter e, simultaneamente, oportunizar críticas sociais.
#[Simulado ENEM 2020 - Brainly]
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra B.
No texto 01, Adorno expõe a situação acrítica dos participantes de programas de entretenimento de rádio, o que constitui, para ele, uma fraqueza psicológica desses indivíduos. O autor argumenta ainda que é necessário existir compatibilidade na contextualização desse ouvinte na rádio, para que ele se deixe descrever adequadamente. Em sua canção, Elza Soares descreve adequadamente grande parte dos espectadores brasileiros, que, em sua maioria, são negros e vítimas da minorização social. Ademais, a canção abre espaço para a crítica da subalternidade atribuída a essa população e exalta a ação de pessoas negras mais velhas empenhadas no combate aos problemas sociais causados pelo racismo.
O gabarito, portanto, é a alternativa (B) “é um exemplo de crítica social e descrição adequada do ouvinte nacional”.
Quer saber mais sobre este assunto? Confira estas perguntas:
https://brainly.com.br/tarefa/11706162
https://brainly.com.br/tarefa/12132016
https://brainly.com.br/tarefa/12376567
Resposta: Letra b) é um exemplo de crítica social e descrição adequada do ouvinte nacional.
Explicação: Ela faz criticas e descreve bem seu ponto de vista e opinião, portanto a alternativa b é a que melhor se encaixa.