ENEM, perguntado por Jheysilva3612, 1 ano atrás

Texto I No mais, Musa, no mais, que a Lira tenho Destemperada e a voz enrouquecida, E não do canto, mas de ver que venho Cantar a gente surda e endurecida. O favor com que mais se acende o engenho Não no dá a pátria, não, que está metida No gosto da cobiça e na rudeza Dhua austera, apagada e vil tristeza. Vocabulário: Dhua: de uma. Engenho: criatividade. Não no dá: não o dá. No mais: não mais. CAMÕES. Lde. Os Lusíadas. Perto: Porto Editora. 2006. Texto II A Câmara Municipal de Amsterdã reflete a autoimagem secular e confiante da Holanda do século XVII. Foi construída com mármore trazido pelos navios. Constantijn Huygnes, poeta e diplomata da época, observou que a Câmara Municipal dissipou "o estrabismo e a sordidez góticos". Até hoje há, em seu saguão, uma estátua de Atlas sustentando os céus enfeitados de constelações. Abaixo está a Justiça, brandindo uma balança e uma espada de ouro, entre a Morte e a Punição, e pisando a Avareza e a Inveja, deusas do comércio. Os holandeses, cuja economia era baseada no lucro privativo, mesmo assim compreenderam que a busca desenfreada do lucro colocava em risco a alma da nação. SAGAN.C. Cosmos.Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora SÁ. 1992. Os dois textos, apesar de serem de naturezas diferentes, apresentam em comum a ideia de que O a) o comportamento humano se vê subordinado à vontade de entidades mitológicas. O b) o materialismo descontrolado é visto como elemento capaz de comprometer uma nação. O c) o idealismo funcionou na época das grandes navegações como guia dos esforços comerciais. O d) o apego a valores negativos acabou levando as nações europeias expansionistas à decadência. O e) a condição essencial para que a arte apresente beleza é basear-se na representação de temática positiva.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
0
Olá, tudo bem?

Bom, de acordo com o enunciado, mas também com a pergunta anteriormente realizada, podemos afirmar que a alternativa correta desta questão compreende a letra: a) O comportamento humano se vê subordinado à vontade de entidades mitológicas

Isso ocorre porque em ambos os textos as boas ações e comportamentos humanos baseiam-se nas vontades e pensamentos agregados e atribuídos aos seres mitológicos. Em ambos os textos essa afirmativa pode ser observada.
Perguntas interessantes