TEXTO I
No Brasil e em outros países tropicais, os riscos de ocorrência e a magnitude dos danos são ainda maiores, pois o clima permite a sobrevivência dessas pragas mesmo durante o inverno, diferentemente do que acontece em países de clima temperado. (...) Em suma, o produtor convencional responsável não gosta de "jogar veneno" na lavoura. Ele o faz para evitar as perdas quantitativas e qualitativas que podem inviabilizar a sustentabilidade econômica da sua propriedade.
(A. LOPES, Carlos. É possível produzir alimentos para o Brasil sem agrotóxicos?. Cienc. Cult., São Paulo , v.69, n. 4, p. 52-55, Oct. 2017 . Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2019.)
TEXTO II
Um terço dos agrotóxicos autorizados no Brasil é proibido na União Europeia. Permitimos níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos e na água que são dezenas, às vezes centenas e até milhares de vezes superiores aos níveis permitidos na União Europeia. Nossa inserção no mercado mundial – nos moldes como tem se dado – coloca em risco a saúde humana e a saúde ambiental e nos vulnerabiliza a todos.
(Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2019.)
Os textos apresentam posicionamentos diferentes acerca dos agrotóxicos em meio ao espaço agrário brasileiro no momento em que os associam, respectivamente, à(ao):
a) estímulo ao crescimento do agronegócio e à crítica à política internacional.
b) correção das desigualdades no campo e ao fortalecimento das exportações.
c) eliminação da biodiversidade nativa e ao atendimento das demandas externas.
d) aumento da capacidade de produção e à geração de impactos socioambientais.
e) ampliação da tecnologia nacional e à ausência de legislação ambiental.
#[Simulado ENEM 2020 - Brainly]
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra D.
Os fragmentos de textos apresentam posicionamentos diferentes ao uso de agrotóxicos.
No primeiro, destaca-se a contribuição da sua aplicação aos ganhos na produtividade, uma vez que reduzem a dependência de fatores naturais. No caso, explica-se que o regime climático relaciona-se ao desenvolvimento de pragas que prejudicam as culturas e o desenvolvimento da agricultura, especialmente em regiões equatoriais e tropicais.
Já o texto II assume uma posição crítica, apontando os danos à saúde humana e ao meio ambiente, causados pelos agrotóxicos, o que, inclusive, explica sua restrição no caso da União Europeia. Ambientalmente, os agrotóxicos são associados à alterações ecológicas e à contaminação dos solos. Em relação aos seus efeitos em seres humanos, são discutidas suas relações com o desenvolvimento de doenças, como o câncer.
Quer saber mais sobre este assunto? Confira estas perguntas:
https://brainly.com.br/tarefa/13461734
Resposta:
Alternativa D)aumento da capacidade de produção e à geração de impactos socioambientais.
Explicação: