Geografia, perguntado por Talitajere874, 1 ano atrás

TEXTO I
"N o contexto m aior da econom ia colonial, a produção para o mercado interno - gado e alimentos - apresentava um forte caráter de subordinação face à grande produção de exportação. (...) Enquanto os com pradores com pareciam a um m ercado de preços tabelados, os produtores de alim entos são obrigados a com prar os gêneros de que necessitam - escravos, ferros, tachos, arm as - em um m ercado livre, quase sem pre com preços estabelecidos na base do exclusivo colonial, sem qualquer concorrência."
(SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. In: LINHARES, M. Yedda (org.). "História geral do Brasil". Rio de Janeiro: Campus, 2000.)

TEXTO II
"A luta pelos alim entos com o direito e pela com ida sadia é das m enos obscurantistas que pode haver, reflete o direito à vida e à escolha do que comer e ser inform ado sobre o que está com endo. É uma luta dos direitos do consum idor contra a lógica voraz dos grandes consórcios alim entícios, dentre os quais se destaca o M onsanto - que ocupa vários cargos no governo Bush, tal sua força e voracidade."
(SADER, Emir. In: "Época", março de 2001.)

O primeiro texto procura contextualizar a produção para o abastecimento interno no Brasil Colônia, enquanto o segundo refere-se à invasão de uma propriedade do Monsanto, produtor internacional de alimentos, por ambientalistas e pelo MST, durante o Fórum Social Mundial contra a globalização, realizado em Porto Alegre.
A alternativa que aproxima os dois textos por apontar uma semelhança entre o processo brasileiro de produção de alimentos, no passado e no presente, é:

a) A produção agrícola se mantém subordinada a interesses externos.
b) O Estado deixa para agricultores de subsistência a tarefa da produção alimentar.
c) As políticas públicas para o setor agrário provocam preços altos dos produtos exportados.
d) As ações do Estado priorizam a produção alimentícia através de consórcios internacionais.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
14
Olá.


Conforme o enunciado, compreende-se que:


A alternativa que representa entre os dois textos é a letra A, isto porque, ainda nos dias atuais, a produção agrícola é subordinada a interesses externos. Tanto que, os consumidores como fala o texto, não conseguem comprar entender o que de fato comem.


Existem muitas críticas, principalmente dos ativistas que aderem ao movimento vegano ou vegetariano, que afirmam que, a indústria alimentícia utiliza de diversos artifícios para "empurrar" os alimentos processados para a população.


Desta forma, cabe ao consumidor escolher o que é melhor para a sua saúde, e isto deve ser feito a base de muita pesquisa.


Espero ter ajudado!
Respondido por vandinccb93
0

Resposta:

A Alternativa correta é:

a) A produção agrícola se mantém subordinada a interesses externos.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Perguntas interessantes