Português, perguntado por luana7744, 7 meses atrás

Texto I



Lá no fundo está a morte, mas não tenha medo. Segure o relógio com uma mão, pegue com dois dedos o pino da corda, puxe-o suavemente. Agora se abre outro prazo, as árvores soltam suas folhas, os barcos correm regata, o tempo como um leque vai se enchendo de si mesmo e dele brotam o ar, as brisas da terra, a sombra de uma mulher, o perfume do pão.

Que mais quer, que mais quer? Amarre-o depressa a seu pulso, deixe-o bater em liberdade, imite-o anelante. O medo enferruja as âncoras, cada coisa que pôde ser alcançada e foi esquecida começa a corroer as veias do relógio, gangrenando o frio sangue de seus pequenos rubis. E lá no fundo está a morte se não corremos, e chegamos antes e compreendemos que já não tem importância.

(CORTÁZAR, Julio. Instruções para dar corda no relógio. In: ______. Histórias de cronópios e famas. Tradução de Gloria Rodríguez. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009)



No texto acima, o escritor argentino Julio Cortázar elabora, de forma criativa e conotativa, instruções para uso de um objeto pouco comum atualmente: um relógio de corda.

Com base nisso, sua tarefa será criar uma pequena narrativa, de 10 a 15 linhas, em que você, assim como Cortázar, dê instruções para usar um objeto de hoje em dia às gerações futuras, que já não saberão como usá-lo.

Procure abusar de sua criatividade utilizando linguagem conotativa/figurada, e não se esqueça de atribuir um título bem interessante ao seu texto.

Soluções para a tarefa

Respondido por amandasorvetihu
3

Resposta:

Pode fazer sobre como usar um celular, talvez um celular meio antigo tipo aqueles que tem teclados ou algo assim

Espero ter ajudado dando ideias ❤ :3

Respondido por ebastospaveis
2

Resposta: 5. Videogame

Quando surgiu: 1972

A história dos jogos eletrônicos começou na década de 1940. Em 1947, Thomas T. Goldsmith Jr. e Este Ray Mann registraram a patente de um “dispositivo de diversões com tubo de raios catódicos” – o que não parecia tão divertido assim, na verdade. Mas, não muito depois da invenção mirabolante da dupla, surgiam os primeiros jogos de computador – opções de entretenimento em vídeo analógico lançados na década de 1950. Em 1972, foi lançado o primeiro console que podia ser conectado à TV, o Magnavox Odyssey, inventado por Ralph H. Baer e representante da primeira geração de videogames. O console se tornou mais popular com o lançamento do Atari, que chamou atenção do mercado para o produto que segue crescendo – hoje, considera-se que os consoles estão em sua 8ª geração, com o lançamento de plataformas focadas em maior conectividade, como é o caso do Wii U e o Nintendo 3DS.

Quando surgiu: 1972

A história dos jogos eletrônicos começou na década de 1940. Em 1947, Thomas T. Goldsmith Jr. e Este Ray Mann registraram a patente ...

6. Código de barras

Quando surgiu: 1974

O código de barras parece algo tão prosaico que é até difícil imaginar que não esteve sempre lá, no cantinho de todo produto que você adquire. Não se engane...

. Post-it

Fry e sua ideia adesiva

Quando surgiu: 1977

O que seria da vida sem esse colorido pedacinho de papel adesivo? Basta perguntar aos seus pais – ou puxar pela memória se você já tiver passadcinho de papel adesivo? Basta perguntar aos seus pais – ou puxar pela memória se você já tiver passado dos 40. Os Post-its, bloquinhos que revolucionaram a ~indústria dos recados~, surgiram quase que que revolucionaram a ~indústria dos recados~, surgiram quase que por acaso. Em 1968, umcientista da empresa 3M, Spencer Silver, criou um adesivo leve, de pouca adesão, que podia ser removido facilmente e sem deixar marcas.Só que não sabia o que fazer com ele. Foi em 1974 que seu amigo, Art Fry, sugeriu usar a cola em um papel. Três anos depois, a genial invenção chegava ao mercado,

na real o do postiti é meu preferido

espero ter ajudado

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