ENEM, perguntado por heitorh, 10 meses atrás

TEXTO I
(imagem)

TEXTO II

O Índice de Gini, criado pelo matemático italiano Conrado Gini, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de zero a um (alguns apresentam de zero a cem). O valor zero representa a situação de igualdade, ou seja, em que todos têm a mesma renda. O valor um (ou cem) está no extremo oposto, isto é, uma só pessoa detém toda a riqueza.

A mudança observada no gráfico, a partir da leitura dos textos, decorre de políticas de

a) distribuição de renda.
b) valorização da moeda.
c) fomentação de crédito.
d) privatização de empresas.
e) intensificação da produção.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Nagaru
125

Resposta:

Segundo o texto o Índice de Gini aponta a diferença de renda entre os mais ricos e os mais pobre variando de 0 até 1, sendo próximo de zero uma situação de igualdade de renda e 1 uma situação de extrema desigualdade. Então quando analisamos o gráfico observamos que o índice diminui cada vez ao passar dos anos, assim compreendemos que o Brasil tende a equalizar o nível de renda entre a população.

Analisando as alternativas:

a) distribuição de renda (CORRETA)

Se o Estado está conseguindo distribuir melhor a renda isso significa uma situação de igualdade o que é correto se analisarmos os anos passados.

b) valorização da moeda.

A valorização da moeda não vai influenciar na igualdade de salários, é necessário que sejam aplicadas políticas públicas para distribuir melhor a renda e não concentrá-la.

c) fomentação de crédito.

O crédito criaria uma ilusão de melhora do Índice de Gini, porém, com o passar dos anos, as pessoas que pegaram empréstimos teriam que pagar  o banco e não teriam dinheiro, porque vivem numa situação desigual de distribuição de renda e dessa maneira o Indice de Gine aumentaria.

d) privatização de empresas.

A privatização das empresas causaria um descontrole sobre o país porque as oportunidades do mercado de trabalho estão cada vez mais escassas e como não tem o Estado regulando o mercado as empresas , visando o lucro iriam diminuir os salários garantindo ainda assim uma desigualdade.

e) intensificação da produção.

Produção não é sinônimo de benefícios para o empregado e sim para o dono que vaai estar lucrando enquanto os funcionários ganham a mesma quantia, também elevando a desigualdade.

Explicação:

Respondido por Danas
1

O Índice de Gini é usado para determinar a distribuição de renda em uma sociedade (alternativa A).

Essa é uma das medidas usadas para identificar e quantificar a desigualdade social de um povo, os países subdesenvolvidos tendem a terem um Índice de Gini bastante alto, como é o caso do Brasil, que em 2018 ficou em 0,543.

Na Alemanha, um país desenvolvido, o Índice de Gini é de 0,27, bem mais próximo de 0.

O 0, no índice de Gini, significa a igualdade de renda, e o 1 representa a desigualdade máxima, e a renda interfere em todos os aspectos da vida das pessoas.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/28024264

Anexos:
Perguntas interessantes