História, perguntado por magalhaescarol01, 8 meses atrás

TEXTO I

Frantz Fanon publicou pela primeira vez, em 1952, seu estudo sobre colonialismo e racismo, Pele negra, más-

caras brancas. Ao dizer que “para o negro, há somente um destino” e que esse destino é branco, Fanon revelou

que as aspirações de muitos povos colonizados foram formadas pelo pensamento colonial predominante.

BUCKINGHAM, W. et al. O livro da filosofia. São Paulo: Globo, 2011 (adaptado).


TEXTO II

Mesmo que não queiramos cobrar desses estabelecimentos (salões de beleza) uma eficácia política nos

moldes tradicionais da militância, uma vez que são estabelecimentos comerciais e não entidades do

movimento negro, o fato é que, ao se autodenominarem “étnicos” e se apregoarem como divulgadores

de uma autoimagem positiva do negro em uma sociedade racista, os salões se colocam no cerne de

uma luta política e ideológica.

GOMES, N. Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. São Paulo: Globo, 2011 (adaptado).


01. Os textos apresentam uma mudança relevante na constituição identitária frente à discriminação

racial. No Brasil, o desdobramento dessa mudança revela o(a):


a) Valorização da cultura.


b) Utilização de resistência violenta.


c) Fortalecimento da organização partidária.

d) Enfraquecimento dos vínculos comunitários.


e) Aceitação de estruturas de submissão social.​

Soluções para a tarefa

Respondido por heloisagoncalves745
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O combate à discriminação racial revela a valorização da cultura. Letra A.

Cada vez mais se percebe o valor da cultura dos povos negros africanos e suas contribuições para o Brasil, em diversos aspectos, o que vem quebrando a corrente que se perpetuou por muitos anos, especialmente devido ao sistema escravocrata, que inferiorizava o negro, e o colocava a mercê da maldade humana em todos os níveis possíveis.

A percepção do valor e da qualidade da cultura de matriz africana, tem tomado as ramificações que vão além da cultura de massa, as danças, manifestações religiosas, culinária, etc. E abrangendo também a estética da população, que se orgulha de seus cabelos, de seus lábios grossos, e de sua aparência de modo geral.

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