História, perguntado por sarahpergunte1, 8 meses atrás

TEXTO I


Foi na Inglaterra, no último terço do século XVIII, que nasceu a grande indústria. Desde o princípio foi tão veloz o seu desenvolvimento e teve tais consequências, que pode ser comparada a uma Revolução. [...] Mas, por mais rápida que pareça ter sido a Revolução Industrial, estava relacionada com causas remotas.


MANTOUX, Paul. A Revolução Industrial no século XVIII. 1906.


TEXTO II


A Revolução Industrial é o complemento direto da Revolução Inglesa do século XVII, que cria as condições básicas para a eclosão do maquinismo no final do século XVIII, consolidando a ideia de Revolução Inglesa como célula-mãe de Era das Revoluções Burguesas, por destravar as forças produtivas rumo à Revolução Industrial.


ARRUDA, José Jobson de Andrade. Revolução Industrial e Capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1984. p. 7.


TEXTO III


Lamento profundamente o mal que ajudei a fazer a dois mil pobres, a razão de vinte famílias por aldeia. Muitos deles, aos quais o costume permitia levar rebanhos ao pasto comum, não podem defender seus direitos, e muitos deles, pode-se dizer quase todos os que têm um pouco de terra, não têm mais um acre; como não é o bastante para alimentar uma vaca, tanto a vaca como a terra são, em geral, vendidas aos ricos proprietários.


MANTOUX, Paul. A Revolução Industrial no século XVIII. São Paulo.


Os textos demonstram que os principais fatores que contribuíram para o pioneirismo inglês na Revolução Industrial foram:


A

a presença de mão de obra abundante e barata, resultante da expropriação dos camponeses, e as condições políticas proporcionadas pelo fim do absolutismo.


B

o êxodo rural, considerado um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento industrial, porque a população expulsa das cidades passou a concentrar-se no campo.


C

a substituição dos grandes domínios rurais pelos pequenos produtores, resultando uma maior concentração de mão de obra no campo ao deter a migração para as cidades.


D

a mão de obra estrangeira em abundância e o incentivo à inovação tecnológica como resultado da ação dos luditas, que destruíram as máquinas consideradas obsoletas.


E

o fortalecimento da concentração de poderes nas mãos dos monarcas, evidenciando a supremacia do Estado absolutista, único capaz de financiar o desenvolvimento industrial.

ME AJUDEM PFV É MTO URGENTE !!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por alvarolimaluiz
21

Resposta:

Letra A

Explicação:

A presença de mão de obra barata se deve as populações, que migraram em massa para a cidade, causando superpopulação, que por sua vez causava a fome, pessoas em condição de rua, proliferação de doenças, etc. Isso tudo fez com que a mão de obra fosse paga em um preço absurdamente pequeno.

Em relação as condições políticas, temos que lembrar que a revolução industrial é oriundo da revolução inglesa. A revolução inglesa foi responsável pelo fim do absolutismo, com o parlamento sendo a figura central do governo. O parlamento, presidido por Oliver Cromwell, fizeram mudanças que beneficiavam a classe burguesa, que então, entrou em ascensão, construindo fábricas por toda a Inglaterra, dando inicio a revolução industrial.

Perguntas interessantes