TEXTO I
Fake News
A divulgação de notícias falsas, conhecidas como fake news, pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança.
Apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta. Segundo o dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais.
O que significa fake news?
Não é de hoje que mentiras são divulgadas como verdades, mas foi com o advento das redes sociais que esse tipo de publicação popularizou-se. A imprensa internacional começou a usar com mais frequência o termo fake news durante a eleição de 2016 nos Estados Unidos, na qual Donald Trump tornou-se presidente. Fake news é um termo em inglês e é usado para referir-se a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais.
Na época em que Trump foi eleito, algumas empresas especializadas identificaram uma série de sites com conteúdo duvidoso. A maioria das notícias divulgadas por esses sites explorava conteúdos sensacionalistas, envolvendo, em alguns casos, personalidades importantes, como a adversária de Trump, Hillary Clinton.
Como funcionam as fake news?
Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.
No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.
É isso o que acontece, por exemplo, durante períodos eleitorais, nos quais empresas especializadas criam boatos, que são disseminados em grande escala na rede, alcançando milhões de usuários. O Departamento de Justiça Americano denunciou três agências russas, afirmando que elas teriam espalhado informações falsas
na internet e influenciarem as eleições norte-americanas de 2016.
Existem grupos específicos que trabalham espalhando boatos. No entanto, não é fácil encontrar as empresas que atuam nesse segmento, pois elas operam na chamada deep web, isto é, uma parte da rede que não é indexada pelos mecanismos de buscas, ficando oculta ao grande público.
PERGUNTA!
– Sobre o Texto I, é "incorreto" afirmar que:
a) o texto aborda a origem do termo fake news e informa sobre sua recente popularização para fazer referência a notícias falsas divulgadas principalmente nas redes sociais.
b) o texto cita um fato mundialmente conhecido que pode ter sido determinado pela disseminação de fake news.
c) o texto explica os motivos que podem levar à criação de fake news como, por exemplo, aumentar o número de acessos aos sites para faturar com publicidade.
d) o texto afirma que as fake news não são prejudiciais e que os textos que circulam na internet são verídicos, dispensando qualquer tipo de investigação sobre a sua origem e veracidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
D
Explicação passo-a-passo:
é "incorreto" afirmar que FAKE NEWS não é prejudicial e nem que são verdadeiras... afinal seu próprio nome diz NOTÍCIAS FALSAS....
ESPERO TER AJUDADO. MARQUE COMO A MELHOR RESPOSTA
Respondido por
1
Resposta: D) o texto afirma que as fake news não são prejudiciais e que os textos que circulam na internet são verídicos, dispensando qualquer tipo de investigação sobre a sua origem e veracidade.
Explicação: a pergunta se trata de qual está incorreta, no texto todo está dizendo o quão prejudicial e frequente estão sendo as Fake News sendo a resposta D) a única que vai contra o texto.
espero ter ajudado :)
(já responderão a cima, mas tive trabalho pra responder então vou deixar ai mesmo)
Perguntas interessantes