TEXTO I
Em relação às colônias inglesas na América do Norte, Adam Smith aponta que, apesar de as terras serem inferiores às sul-americanas, “as instituições políticas das colônias inglesas têm sido mais favoráveis ao desenvolvimento e ao cultivo dessa terra”. Primeiro, as regras de ocupação da terra teriam gerado distribuição mais equitativa, por evitar a apropriação das não cultivadas. Além disso, como a taxação do trabalho dos colonos ingleses era menor, haveria maiores incentivos para produzir e acumular. E, por fim, as colônias inglesas foram favorecidas também por não terem sido submetidas a restrições tão graves no comércio internacional quanto as demais nações do Novo Mundo.
TEXTO II
O que buscavam os imigrantes e colonizadores no continente? Em primeiro lugar, o século 17 caracterizou-se, na Grã-Bretanha e em grande parte da Europa, pelas grandes agitações políticas e perseguições religiosas, além de uma grave crise econômica. Para fugir de conflitos e rebeliões, para poder alcançar alguma liberdade religiosa, ou ainda para ter melhores oportunidades econômicas num mundo novo, muita gente se arriscou a deixar o continente europeu.
Com base nas informações dos textos, ao comparar os tipos de colonização da América do Norte e da América do Sul, pode-se afirmar que na América do Norte a colonização foi de
a) povoamento, seguindo o modelo da América do Sul.
b) exploração, seguindo o modelo de produção indígena.
c) exploração, diferentemente do que ocorreu na América do Sul.
d) povoamento, abrigando imigrantes que trouxeram sua prática econômica.
Por favor me ajudeeem!
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
D
Explicação:
Geralmente, vinham para à América, pessoas com dinheiro, fugindo da perseguição religiosa na Inglaterra.
Perguntas interessantes