Português, perguntado por eunaoseiseilah, 10 meses atrás

Texto I

Do seu Príncipe e filhos, que deixava,
Que mais que a própria morte a magoava

CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. III, 124. Belo Horizonte: Itatiaia / São Paulo: Edusp, 1980. p. 144.

Texto II

Qual em cabelo: – Ó doce e amado esposo,
Sem quem não quis Amor que viver possa

CAMÕES, Luís de. Os LusÍadas. IV, 91. Belo Horizonte: Itatiaia / São Paulo: Edusp, 1980. p. 181.

Texto III

Que, crendo ter nos braços quem amava,
Abraçado me achei cum duro monte

CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. V, 56. Belo Horizonte: Itatiaia / São Paulo: Edusp, 1980. p. 205.

Texto IV

Se pena por amar-vos se merece,
Quem dela livre está? Ou quem isento?

CAMÕES, Luís de. Rimas. Texto estabelecido e prefaciado por Álvaro Júlio da Costa Pimpão. Lisboa: Atlântida, 1973. p. 133.

Os quatro fragmentos camonianos:

A
são escritos em medida nova. Todos abordam a questão amorosa, o que mostra que Camões tratou do assunto tanto em sua poesia épica quanto na poesia lírica.

B
foram escritos com versos decassílabos. A exploração da temática amorosa mostra que toda a obra poética de Camões pode ser inserida na classificação geral de lírica de medida nova.

C
pertencem à épica camoniana, à exceção do último, que pertence à obra lírica de Camões. Todos os versos têm dez sílabas, denominados medida velha.

D
exemplificam várias fases da obra lírica de Camões. Em todas elas, ele fez uso do verso decassílabo (medida nova), considerado então mais elevado; por isso, o poeta desprezou os versos mais curtos.

E
evidenciam a insistência da temática amorosa na obra camoniana; trata-se, por isso, de uma poesia monotemática. Os exemplos mostram que Camões soube abordar esse assunto tanto em medida nova quanto em medida velha.


viniciusks312: safado

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusks312
16

Resposta:

letra a filhote

Respondido por Juju6969
0

Resposta:

Letra A ( plurall)

Explicação:

são escritos em medida nova. Todos abordam a questão amorosa, o que mostra que Camões tratou do assunto tanto em sua poesia épica quanto na poesia lírica.

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