Texto I Demonstrou que, desde a origem, o género [sic] humano se dividiu em três: as gentes de oração (oratoribus), os agricultores (agricultoribus) e as gentes de guerra (pugnatoribus); fornece evidente prova de que cada um é o objecto, por parte dos outros dois, de um recíproco cuidado. GERARDO. Gesta dos bispos de Cambrai. In: DUBY, Georges. As três ordens ou o imaginário do feudalismo. Lisboa: Editorial Estampa, 1994, p. 17. Texto II Socialmente, o Feudalismo era uma sociedade de ordens, isto é, estratificada em grupos de relativa fixidez. [...] Como toda construção ideológica, esse esquema tripartido não era uma descrição real, mas uma representação mental, um sonho, um projeto de agir sobre o real. FRANCO JR., Hilário. O Feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1985, p.33-34. Os textos I e II, tratam da estrutura da sociedade feudal: o Texto I é de um bispo do século XI e o Texto II é de um historiador do século XX. A partir da leitura dos textos, pode-se argumentar que um possível motivo para a construção ideológica da sociedade medieval, mencionada pelo historiador Hilário Franco Jr. e pregada pelo bispo, é (A) justificar e manter o poder da Igreja Católica sobre as outras duas ordens, dominando-as. (B) promover a estabilidade social e manter as desigualdades fundamentais do mundo feudal. (C) reafirmar a mentalidade medieval, marcada pela equidade social entre senhores e servos. (D) garantir o apoio das outras ordens à Igreja Católica, na luta contra as religiões pagãs. (E) promover a solidariedade dos grupos sociais entre si, pois eram independentes uns dos outros.
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joelgame:
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A alternativa correta é a letra C
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