Filosofia, perguntado por stormwindggp, 1 ano atrás

Texto I De nada adiantaria se, até mesmo sem trabalho e sem cavar a terra, todo o ouro do mundo se tornasse nosso. De modo que, se tivéssemos a ciência de fazer, das pedras, pedras de ouro, tal ciência não seria de nenhum valor.[...] Nem mesmo se houver alguma ciência que faça os homens imortais, sem saber usar a imortalidade, nem essa parece ser de algum proveito. Logo, nos é preciso uma ciência tal que nela coincidam, ao mesmo tempo, o produzir e o saber usar aquilo que ela produza. PLATÃO. Eutidemo. São Paulo: Loyola, 2011. Texto II Quem se dedica aos gregos deve sempre ter presente que o impulso de saber, sem freios, é em si mesmo, em todos os tempos, tão bárbaro quanto o ódio ao saber, e que os gregos, por consideração à vida, por uma ideal necessidade de vida, refrearam seu impulso de saber, que em si é insaciável – porque aquilo que eles aprendiam queriam logo viver. NIETZSCHE, F. A filosofia na Era Trágica dos gregos. Porto Alegre: L&PM Editores, 2011. Ao refletir sobre a articulação que os gregos buscavam fazer entre conhecimento e vida, Friedrich Nietzsche posiciona-se em a) confronto com a racionalidade moderna, pois esta decorre diretamente da tradição grega. b) oposição à tradição grega, dado que era ausente desta a rígida especialização científica. c) aliança com os gregos, pois eles souberam harmonizar seu pensamento e sua prática. d) concordância com os gregos, já que a simplicidade impede posturas antiéticas. e) sintonia com o progresso grego, pois estes melhoraram a vida da humanidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
8

a) confronto com a racionalidade moderna, pois esta decorre diretamente da tradição grega.

Correto. A ideia de Nietzsche é tecer uma crítica ao conhecimento construído na modernidade a partir da influência grega, mas que havia se deixado levar pela especialização.


b) oposição à tradição grega, dado que era ausente desta a rígida especialização científica.

Falso. Nietzsche não está a criticar os gregos nos trechos expostos.


c) aliança com os gregos, pois eles souberam harmonizar seu pensamento e sua prática.

Falso. Nietzsche não se coloca ao lado dos gregos, mas expõe seus posicionamentos.


d) concordância com os gregos, já que a simplicidade impede posturas antiéticas.

Falso. Nietzsche não está concordando com a simplicidade exposta por Platão.


e) sintonia com o progresso grego, pois estes melhoraram a vida da humanidade.

Falso. Apesar de não estar disponível no texto exposto, Nietzsche era um crítico das contribuições gregas para a modernidade.

Respondido por heitorh
0

Resposta:

a) confronto com a racionalidade moderna, pois esta decorre diretamente da tradição grega.

Perguntas interessantes