Sociologia, perguntado por yasminalcantar, 10 meses atrás

Texto I “[...] De acordo com as características que envolvem o contexto de relações maioria-minoria, infere-se que o fenômeno "minoria" só se tornou possível ao longo da História humana com o aparecimento do Estado. Com efeito, o Estado é constituído de um povo ocupando um território determinado com soberania própria perante outros grupos estatais, os quais pretendem de igual modo o monopólio do poder sobre o seu território e seu povo. Mas o povo, constitutivo de um Estado, dificilmente forma uma nacionalidade única, compondo-se ao contrário da agregação de diferentes grupos étnicos. Um desses, ao apropriar-se do poder, impõe suas características culturais sobre os outros, reivindicando a representatividade da nação inteira. Os grupos subordinados formam as minorias. O poder estatal é, pois, o instrumento mais eficiente de que a maioria numa sociedade dispõe para subjugar as minorias integrantes da mesma sociedade.” (CHAVES, L. G. Mendes. Minorias e seu estudo no Brasil. In: Revista das Ciências Sociais, v. II, n. 1, p. 150. Disponível em: . Acesso em 04 out. 2016) Texto II “[…] A diferença entre a composição da sociedade brasileira e sua representação legislativa é gritante em todos os recortes de comparação entre os eleitos e dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE. Um caso é o da representação feminina: elas são 51% da população, mas o número de deputadas eleitas soma 10% do total, com ligeiro crescimento em relação à atual legislatura (9%). Pretos e pardos, conforme a classificação do IBGE, somavam 53% da população em 2013. Dos eleitos, apenas 20% se declararam negros. Quase metade da nova Câmara terá parlamentares com patrimônio superior a R$ 1 milhão. Pela Pnad, 60% dos ocupados têm renda de até dois salários mínimos. Por escolaridade, aproximadamente 80% dos eleitos têm nível superior, bem acima dos 37% dos brasileiros com 11 anos ou mais de instrução.” (NUZZI, Vitor. Congresso Nacional, retrato desfocado da sociedade brasileira. Rede Brasil Atual, 08 nov. 2014. Disponível em: < http://www.redebrasilatual.com.br/revistas/101/no-congresso-nacional-retrato-desfocado-da-sociedade-brasileira-2775.html>. Acesso em: 05 out. 2016) Os textos acima se relacionam intimamente com a questão da heterogeneidade social no Brasil. A partir dos seus conhecimentos e dos dados apresentados nos textos, podemos apreender que a participação política é crucial pois A A) garante o debate de ideias entre os diferentes atores sociais que compõe a sociedade. B B) assegura que quem tem melhores condições financeiras governe o país. C C) contribui cientificamente na organização, direção e administração de nações ou Estados. D D) um único partido influencia o modo de govereleitoresno e a organização da opinião pública. E E) alicia os , que por sua vez são tratados como parte de um negócio lucrativo.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
3

Os textos falam sobre uma diferença gritante entre as características da população brasileira e seus  representantes eleitos, de modo que os "representantes" não "representam" quem os elegeu (seja em critérios étnicos, de renda, de gênero ou de nível educacional), sendo todos, majoritariamente, parte de um grupo que é minoritário no Brasil : homens brancos, bem-educados e ricos.

A diversidade na representação poderia colaborar com a diversidade de ideias e perspectivas, de modo que fossem apresentadas, no Congresso, pautas que partissem da realidade de pessoas "iguais" à maioria do povo brasileiro.

É correta a alternativa A.

Perguntas interessantes