TEXTO I
COVID-19 JÁ ATINGE QUASE UM TERÇO DAS ETNIAS INDÍGENAS, DIZ COMITÊ
A pandemia de covid-19 já atingiu ao menos 111 povos povos indígenas, de acordo com o Comitê Nacional pela Vida e Memória Indígena. Em balanço do grupo, que é integrado por lideranças indígenas, o total de infectados nesses grupos pelo novo coronavirus já segura 7.753 e o de mortes a 349.
TEXTO II
EPIDEMIAS DE VARÍOLA DEVASTA O ALTO RIO NEGRO APÓS CONTATO COM PORTUGUESES
Em consequência do contato com os portugueses, uma epidemia de varíola devastou Alto Rio Negro e 1740, matando grande número de índios. É muito provável que ela tenha se alastrado por certas partes da região sem contato direto com os "brancos", por meio de tecidos e roupas de algodão.
1-Após a análise dos dois textos podemos afirmar que:
A)No Brasil, as leis de proteção aos povos indígenas são rigorosamente respeitadas e por isso é disseminação de doenças entre esses povos é quase inexistente.
B)A boa dieta alimentar dos indígenas, baseada em alimentos agrotóxicos e não industrializados faz com que epidemias não produzam grandes impactos entre esses povos.
C)As epidemia só tem afetados povos indígenas a partir do século XX, onde o contato com os outros povos não indígenas aumentou consideravelmente.
D)O contato entre povos indígenas e não-indígenas, provocou a troca cultural e facilitou a propogação de doenças entre esses povos.
2-Na imagem 2, qual hipótese apontada como a mais provável para o surto de varíola que ocorreu entre os povos indígenas do Alto Rio Negro 1740?
ALGUÉM PODE ME AJUDAR PFV???????????
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
explica melhor pra eu te ajuda
Respondido por
3
Resposta:1-b
Explicação:2- os portugueses com varíola tiveram contato com os indígenas e, assim eles transmitiram a doença , fazendo com que acontecesse uma epidemia
Perguntas interessantes
Química,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás