Texto I
Cabe a escola preparar os indivíduos para a vida social:
Hoje se debate profundamente o papel da educação. Mas enquanto uma instituição social, a escola deve atender as necessidades que o corpo social apresenta. Não há função mais nobre a educação do que conseguir responder aos dilemas que os conflitos da vida em coletividade geram.
Os conteúdos educacionais devem ser selecionados a partir de sua eficiência. O conhecimento verdadeiro é o que pode gerar uma ação prática. Mesmo dentro do ambiente escolar, a eficiência deve ser estimulada pela acumulação do conhecimento e sua exercitação constante através do domínio das operações básicas até alcançar as mais complexas.
Quando se ingressa na vida social, o aluno deve ter a capacidade de adaptação aos valores sociais e agir para dar eficiência a sua função e, por relação, pressionar, coagir, estimular as demais agentes sociais aos quais ele está ligado solidariamente.
Texto II
Compreender as relações e transformá-las é a função de educar:
A ciência é capaz de conscientizar o homem de quem ele é. Em uma sociedade marcada pela desigualdade gerada pela forma como nos organizamos para a produção de nossa vida material, cabe a educação a denúncia das contradições sociais.
Por mais que tenha sido criada como uma instituição capitalista, voltada para reproduzir os valores da classe dominante, o conhecimento científico pode ser agente de compreensão e transformação. Gerar nos alunos o senso crítico a esta sociedade marcada pela exploração do homem pelo homem, se torna vital para realizar a libertação da classe operária.
Áreas de conhecimento com a história e as demais ciências sociais têm um papel relevante para desvendar a luta de classes que se estabeleceu ao longo da história das sociedades de classe.
Texto III
Na formação da sociedade há a construção da identidade cultural. Este patrimônio coletivo tende a nortear as relações sociais e gerar um ambiente onde a economia e a política se desenvolvem. A educação, desta forma, deve compreender que a racionalidade da vida social também tem seus valores e tradições.
A ciência que se aprende nos bancos escolares estará sempre norteada, mesmo que de forma imperceptível, pelo ambiente de valores éticos e morais que a sociedade constrói. Estes valores são constituídos ao longo do tempo e dão sentido as relações sociais e suas ações.
Muito dos meios que a educação utiliza para a transmissão do conhecimento é contaminado pela ambiente cultural. A tendência de que dentro da relação ensino-aprendizagem se denuncia os elementos típicos da sociedade é uma possibilidade que deve ser entendida, até mesmo para a própria mudança destes hábitos.
Você tem, acima, três formas de abordagem da função e característica da educação na sociedade. Cada uma delas lembra uma das correntes metodológicas clássicas que abordamos nas aulas e no seu material de estudo. Diante disso, identifique qual corrente metodológica está ligada aos pensadores clássicos de Durkheim, Marx e Weber, elaborando uma justificativa que comprove sua resposta. (OBSERVAÇÃO: SE HOUVER CÓPIAS LITERAIS DA INTERNET OU DE QUALQUER MATERIAL SEM AS DEVIDAS REFERÊNCIAS, O TRABALHO SERÁ ZERADO)
Para responder utilize o formulário padrão disponível no material extra. Não há necessidade de copiar o texto na folha de resposta, apenas coloque:
TEXTO 1:
RESPOSTA:
TEXTO 2:
RESPOSTA:
TEXTO 3:
RESPOSTA:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Estou meio confusa, pois os textos todos para mim tem relações alguém que possa me tirar essa dúvida?
danielle2016:
Não estou conseguindo identificar qual texto se refere a cada um?
Respondido por
9
Durkheim primeiro texto Marx segundo texto e Weber terceiro na minha opinião.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Informática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás