Texto I
Ave Maria
Nas nossas ruas, ao anoitecer,
Há tal soturnidade, há tal melancolia,
Que as sombras, o bulício, o Tejo, a maresia
Despertam-me um desejo absurdo de sofrer.
O céu parece baixo e de neblina,
O gás extravasado enjoa-me, perturba;
E os edifícios, com as chaminés, e a turba
Toldam-se duma cor monótona e londrina.
(Cesário Verde/"Sentimento dum ocidental" (1880))
Texto II
Ah o crepúsculo, o cair da noite, o acender das luzes nas
grandes cidades,
E a mão de mistério que abafa o bulício,
E o cansaço de tudo em nós que nos corrompe
Para uma sensação exata e precisa e ativa da Vida!
Cada rua é um canal de uma Veneza de tédios
E que misterioso o fundo unânime das ruas,
Das ruas ao cair da noite, ó Cesário Verde, ó Mestre,
Ó do "Sentimento de um ocidental"!
(Álvaro de Campos. "Dois excertos de odes (Fins de duas odes naturalmente)" (1914))
[Provão Letras 2001, questão 38]
Considerando-se as estrofes acima, fragmentos dos poemas citados, é correto afirmar:
Escolha uma:
a.
em I, mais do que em II, o eu lírico busca retratar objetivamente a paisagem urbana percorrida por ele.
b.
os fragmentos se contrapõem, pois em II o tédio impede o eu lírico de "sentir" a cidade, o que não ocorre em I.
c.
em I e II, o tratamento dispensado à cidade revela a tematização do desejo de fugir do espaço urbano.
d.
tanto em I quanto em II, o eu lírico revela-se refratário aos apelos das ruas agitadas e febris por onde circula.
e.
em ambos os poemas, os elementos da realidade urbana moderna se convertem em estímulos poéticos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e.
em ambos os poemas, os elementos da realidade urbana moderna se convertem em estímulos poéticos
Sobre os fragmentos de texto, é possível dizer que em ambos os poemas, os elementos da realidade urbana moderna se convertem em estímulos poéticos. Por isso, a alternativa correta é a letra E.
Nos poemas apresentados no enunciado, percebemos que os autores dissertam sobre os elementos da realidade urbana moderna, fazendo com que estes acabem sendo estímulos poéticos. Há uma descrição dos elementos da cidade, como ruas, sombras, céu, gás, edifícios, chaminés, etc.
Cidade como estímulo poético
Os autores acabam por fazer poemas a partir daquilo que observam ao seu redor nas cidades, e é dessa forma que constroem seus poemas. Por isso, a cidade é compreendida como um estímulo poético.
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