Biologia, perguntado por jacquelinemanfredini, 9 meses atrás

Texto I
As relações sociais são inteiramente interligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, exploratórias da vertente ambiental, os homens modificam o seu modo de produção, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relações sociais. O moinho a braço vos dará a sociedade com o suserano; o moinho a vapor, a sociedade com o capitalismo industrial.

Texto II
Segundo Marx, a base material é formada por forças produtivas (que são as ferramentas, as máquinas, as técnicas, tudo aquilo que permite a produção) e por relações de produção (relações entre os que são proprietários dos meios de produção, as terras, as matérias primas, as máquinas e aqueles que possuem apenas a força de trabalho). Todas elas são retiradas da Natureza e corroboram para o entendimento da natureza sobre a vida humana. O método criado por Karl Marx e Friedrich Engels para identificar as leis do desenvolvimento histórico é denominado de materialismo histórico e dialético.

Comparando os dois trechos acima, está de acordo com o materialismo de Marx (a partir do entendimento que a Natureza é também uma forma de apreciação da vivência do ser humano no mundo real e material, como sugerido por Marx) e Engels a ideia de que
A as relações legais, as formas políticas e de pensamento são provenientes do desenvolvimento da razão humana.
B o homem precisa libertar-se da religião para adquirir direitos de cidadão.
C o fato da produção das ideias e das representações incide sobre a vida material dos homens mais do que o inverso.
D a história é feita a partir da satisfação das necessidades humanas.
E a consciência do homem é livre e autodeterminada, porém se acha reprimida por instituições políticas autocráticas.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
8

Letra C.

Conforme o materialismo dialético dos pensadores Marx e Engels, existe uma grande influência dos recursos fornecidos pela Natureza sobre as relações de poder humanas, de uma forma geral.

Dessa forma, corrobora-se para a ideia de que aqueles que apresentam maiores propriedades de terra são aqueles que são inseridos nas classes dominantes, e consequentemente, corroborarão para a manutenção de desigualdades sociais.

Perguntas interessantes