Texto i amaral, t. Operários, 1933. Óleo sobre tela, 150 cm x 205 cm. Acervo do governo do estado de são paulo. Texto ii portinari, c. Retirantes, 1944. Óleo sobre tela, 190 cm x 180 cm. Col. Museu de arte de são paulo assis chateaubriand, são paulo, brasil. Os artistas mostrados identificam-se com o modernismo brasileiro porque suas obras revelam a a) amenização da realidade social pelo uso de aspectos formais. B) apresentação de um ponto de vista baseado na fidelidade à realidade. C) renovação radical na arte brasileira copiando-se as vanguardas europeias. D) utilização da temática brasileira na arte em um contexto de denúncia. E) valorização do trabalho como meio de superação da realidade social
Soluções para a tarefa
As obras "Operários" e "Retirantes", são obras do modernismo brasileiro porque revelam a renovação radical na arte brasileira copiando-se as vanguardas europeias, alternativa C.
Modernismo brasileiro
O Modernismo Brasileiro, foi um movimento estético pós-Primeira Guerra Mundial que tentou aproximar a vida e o pensamento nacionais dos tempos modernos, criando novos e autenticamente brasileiros métodos de expressão nas artes, desvinculando das influências europeias.
Rebelando-se contra o academicismo e a influência europeia que dominava as artes no Brasil, os modernistas rejeitaram a dependência tradicional dos valores literários portugueses, tentando em suas obras refletir o discurso coloquial brasileiro (em vez do português “correto”) e muitas vezes tratando temas distintamente brasileiros baseados no folclore e na lenda nativas .
Os autores experimentaram a forma e a linguagem literárias, usando versos livres e sintaxe não convencional, mas sua preocupação com a reforma literária era principalmente como um meio para a reforma social e não como um fim em si mesmo.
Mais sobre o modernismo brasileiro em:
https://brainly.com.br/tarefa/43594808