História, perguntado por Any46027, 5 meses atrás

Texto I

[...] a salvação de São Domingos dependia da restauração da agricultura. Era uma tarefa quase insuperável em uma sociedade desorganizada, dependente do trabalho de homens que acabavam de sair da escravidão [...] “Trabalhar é preciso”, clamou [Toussaint], “é uma virtude, é para o bem geral do Estado”. Suas regras eram duras. Os trabalhadores eram mandados trabalhar vinte e quatro horas depois que ele assumia o controle de um distrito e autorizava os comandos militares das freguesias a tomarem as medidas necessárias para mantê-los nas plantações. A República, escreveu, não tem utilidade para homens estúpidos e incapazes. Era trabalho forçado e restrição de movimentos. Mas a necessidade não tolerava barreiras” (JAMES, 2010, p. 152)

Texto II

“A garantia decisiva da liberdade seria a prosperidade da agricultura. Era a palavra de ordem de Toussaint. O perigo residia no fato de que os negros pudessem se dedicar ao cultivo de um pequeno terreno, produzindo apenas o bastante para suas próprias necessidades. Ele não poderia permitir que as antigas propriedades fossem fragmentadas [...]” (JAMES, 2010, p. 222).



JAMES, Cyril Lionel Robert. Os jacobinos negros: Toussaint L‟Ouverture e a revolução de São Domingos. Trad. Afonso Teixeira Filho. 1ª ed. rev. São Paulo: Boitempo: 2010, p. 152 e 222).



A partir da análise dos textos, pode-se afirmar que:

Escolha uma opção:

a.
Foi mantida a estrutura produtiva e social do sistema colonial francês e o abandono do projeto da construção da república negra, já que a questão do desenvolvimento econômico do Haiti preocupava mais Toussaint do que a questão da abolição da escravidão negra.

b.
A adoção do trabalho forçado, não significava uma manutenção da condição de cativos por parte da população negra. O objetivo de Toussaint com o trabalho forçado era promover o desenvolvimento econômico do Haiti para apoiar a libertação dos escravos negros e indígenas em todo o continente americano.

c.
Parte da população negra não conquistou sua liberdade, já que foi submetida ao trabalho forçado por serem consideradas inferiores ao grupo dominante da revolução haitiana, liderada por Toussaint, que depois que chegou ao poder implantou um regime autoritário.

d.
Mesmo depois da independência, o Haiti manteve-se um padrão de trabalho e produtividade econômica compatível com as economias modernas, e um modelo cultural e civilizacional influenciados pelo iluminismo e os princípios da Revolução Francesa.

Soluções para a tarefa

Respondido por suemarco
0

Resposta: d

Explicação:

Perguntas interessantes