TEXTO I
A Paideia é a formação geral que dará a cada homem a sua forma humana, ou seja, que o construirá como homem e cidadão. Este ideal de Paideia aparece claramente no séc. IV a. C. e encontra-se bem presente em Sócrates (Links para um site externo)Links para um site externo, em Platão (Links para um site externo)Links para um site externo, em Aristóteles ou em Isócrates. A finalidade de tal programa educativo era desenvolver a sofrosyne, que podemos traduzir por temperança e que implicava um perfeito domínio de si, aliando sabedoria e acção avisada.
Para alcançar tal ideal, os gregos propõem um programa de estudos que inclui a ginástica (Links para um site externo)Links para um site externo, para o aperfeiçoamento físico, e a música, a leitura e o canto (Links para um site externo)Links para um site externo das obras dos grandes poetas, para o espiritual. Trata-se de um programa ordenado por um um ideal de equilíbrio e harmonia; um ideal de medida, de desenvolvimento equilibrado de corpo e espírito. É este ideal de kalokagathia (Links para um site externo)Links para um site externo que os latinos plasmam na fórmula "Mens sana in corpore sano."
Deste modo, os conteúdos da educação grega são:
Ginástica (Links para um site externo)Links para um site externo - Dos sete aos dezasseis anos, as crianças e jovens passavam, no mínimo, metade do seu tempo na palestra e no ginásio, locais reservados para os exercícios físicos.
Música (Links para um site externo)Links para um site externo - era o fundamento da educação grega. O tempo não ocupado na ginástica (Links para um site externo)Links para um site externo estava destinado, na sua quase totalidade, a aulas de música. Os primeiros anos da infância eram devotados a decorar os poemas homéricos (Links para um site externo)Links para um site externo e partes de Hesíodo (Links para um site externo)Links para um site externo. Mais tarde, eram ensinados a cantar esses poemas com acompanhamento da lira.
Leitura e Escrita (Links para um site externo)Links para um site externo - A aprendizagem da escrita e da leitura, a cargo dos grammatistés, associada ao canto recitado, eram elementos integrantes do ensino nas escolas de música.
TEXTO 2
Paidéia é uma palavra grega que não encontra em outra língua um termo equivalente que o esgote, podendo, entretanto, na sua abrangência, aproximar-se de termos como educação, civilização, cultura, literatura, tradição. A Paidéia grega nos fala, pois, de um ideal de cultura como princípio formativo e do ideal de formação de um tipo elevado de homem. A história da Paidéia é, então, a história das transformações dos valores na Grécia, o que equivale ao processo histórico e espiritual por meio do qual os gregos elaboraram o seu ideal de humanidade.
Os gregos aspiravam à forma, ao modelo, à ideia. Educadores, artistas, poetas, legisladores e filósofos aspiravam à forma humana ideal. Normas que regiam a vida social e individual eram derivadas da percepção das leis profundas que governam a natureza e o processo de formação da juventude se dava por meio da apresentação ao espírito da imagem do homem tal como ele deve ser. Mas o ideal grego de homem era dinâmico e não estático, tendo sido capaz de acolher progressivamente as transformações enriquecedoras do seu desenvolvimento histórico. É assim que de um conceito de arete (excelência, virtude) baseado no heroísmo, na destreza e na força e de um ideal agonístico em que se busca ser sempre o melhor e distinguir-se dos demais, passa-se a um ideal mais refinado do ponto de vista espiritual quando a justiça passa a ser considerada a arete por excelência.
Utilizando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir e demonstre a afirmação correta.
I- A Paideia é a formação geral que dará a cada homem a sua direção religiosa, baseada no Teocentrismo.
II- A Paideia é a formação geral que dará a cada homem a sua forma humana, ou seja, que o construirá como homem envolvido pelas normas religiosas.
III- A Paideia é a formação geral que dará a cada homem a sua forma humana, ou seja, que o construirá como homem e cidadão.
É correto apenas o que se afirma em:
A-I
B-III e I
C-II e III
D-III
E-II
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A resposta correta é a de letra D-III.
Bom, a primeira e a segunda alternativa estão incorretas pelo fato de que em nenhum momento dos dois textos foi dito ou reforçado algo sobre viver de acordo com as "normas religiosas" e nem no Teocentrismo, que seria Deus no centro de todas as coisas.
Na verdade o foco do texto foi que a Paideia era justamente uma junção de diversos fatores, vindos do aprendizado das artes, da filosofia, do estudo da escrita, da literatura etc. Seria habilidades que se conseguiriam com esforço para melhorar como pessoa e como cidadão.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Respondido por
0
Resposta:
somente a III
Explicação:
Perguntas interessantes
Filosofia,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás