Texto i a indústria cultural representa a vitória mais estrondosa do capitalismo e a sua realização mais magnífica: a constituição não simplesmente de um sistema econômico, mas de toda uma cultura universal, caracterizada pela solidariedade entre os modos de vida e os comportamentos individuais de populações inteiras e as imposições do movimento histórico concreto de acumulação de capital. Bolaño, c. Indústria cultural, informação e capitalismo. São paulo: ed. Hucitec, 2000 (adaptado). Texto ii disponível em: educadores. Diaadia. Pr. Gov. Br. Acesso em: 7 mar. 2014. A partir do conceito de indústria cultural abordado no texto i, a crítica exposta na charge representa
Soluções para a tarefa
Na indústria cultural ocorre o condicionamento à sociedade de consumo (alternativa D) onde sempre há novos produtos fazendo girar a lógica de oferta e procura pelos novos produtos em um ciclo interminável. Na charge, podemos notar que a mulher que sai para comprar o produto da moda e em sua volta, este produto já é antigo.
Produção interminável para um consumo interminável
A produção de cultura precisa de marketing para que ocorra, deste modo, podemos ver constantemente sujeitos como vitrine para produtos, como marcas de roupa, bebidas e afins.
Nota-se que estes mesmos sujeitos como vitrine rotacionam de acordo com sua imagem pública, sendo o melhor sucedido, uma imagem melhor ao produto, associado e condicionado como "melhor produto do melhor sucedido".
Complemento da questão — alternativas:
- a) a valorização crescente da ideologia feminista.
- b) o fortalecimento do poder econômico da classe média.
- c) a participação democrática na aquisição de bens materiais.
- d) o condicionamento dos indivíduos à sociedade de consumo.
- e) a discriminação sofrida pelos cidadãos de baixo poder aquisitivo.
Para vermos a questão completa sobre a indústria cultural: https://brainly.com.br/tarefa/40450019
Complemento sobre a indústria cultural: https://brainly.com.br/tarefa/6770151
#SPJ4