História, perguntado por priscillatst20pehmuy, 10 meses atrás

TEXTO I A imagem abaixo apresenta um capitel conservado e exposto no Museu Arqueológico, em Istambul na Turquia. A mais importante ruína em Magnesia é o templo de Ártemis. O templo, um dos maiores da Anatólia, é do período helenístico em torno do final do século III e princípio do século II aC, construído sobre as fundações de um edifício anterior que remonta ao período Arcaico. Imagem 1 – Capitel de Coluna Jônica. Mármore. Período Helenístico. Século II a.C. Magnesia ad Meandrum. Província de Aydin, Turquia. TEXTO II As antigas civilizações desapareceram mediante as guerras ou superadas por outros impérios, mas deixaram para as futuras gerações uma arte complexa e multiforme, presente nas diversas técnicas de construção, mosaicos, afrescos, baixo-relevo, tijolos vitrificados, vidro, pintura, escultura e objetos de uso prático. No entanto, em pleno século XXI, terroristas se esforçam para destruir sítios arqueológicos e históricos de civilizações e religiões antigas, numa tentativa de apagar o passado. A partir dos textos apresentados, redija um texto dissertativo sobre as características das colunas e capitéis dos templos gregos (escolha um só estilo, para comentar), abordando os seguintes aspectos: O resgate da Memória, no interior dos museus e a Importância do Estudo do Patrimônio Histórico e Artístico. Diferenças e semelhanças quanto aos templos gregos, segundo as ordens arquitetônicas: Dórica, Jônica e Coríntia, as quais pertencem aos períodos distintos: Arcaico, Clássico e Helenístico. OBS: Sua resposta deve contemplar a questão com ciência e justifica-la, baseado em conhecimento e em pesquisa, restringindo-se ao período da Antiguidade. Lembre-se de indicar as referências bibliográficas.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
8

Olá,

Sobre as colunas e capitéis dos templos gregos podemos dizer que a ordem Dórica é a mais antiga das três, sendo também o tipo de coluna mais simples, sem base. Essas características foram formadas em meados de 500 a 600 antes de Cristo, sendo o Dórica nome atribuído às colunas desenvolvidas pelos dórios, povo que habitou a Grécia Antiga há mais de mil anos a.C.

A maior diferença entre as ordens Dórica, Jônica e Coríntia está no nível de detalhamento e ornamentos entre elas, além do povo de origem. As colunas jônicas foram desenvolvidas pelos jônios, possuíam uma base e maior nível de ornamentação que a dórica, enquanto que a ordem coríntia era a mais elaborada, com figuras esculpidas no topo das colunas.

Abraços!

Anexos:
Perguntas interessantes