TEXTO I
A experiência filosófica está presente no dia a dia da profissão docente, porque problemas filosóficos fazem parte dos processos de ensino e de aprendizagem, ou seja, no seu dia a dia, o docente se questiona: (i) o que é conhecer?, (ii) tudo é passível de conhecimento?, (III) por que alguns educandos têm mais facilidade para aprender?, (iv) para que é necessário aprender? etc.
A filosofia oferece condições teóricas para a superação da consciência ingênua e o desenvolvimento da consciência crítica. Assim, mediante à filosofia, a “experiência vivida” é transformada em “experiência compartilhada”, isto é, em um saber a respeito dessa experiência. Em última análise, cabe à filosofia fazer a crítica da cultura. Conforme argumentam Aranha e Martins (1993, p.28), “só assim será possível desvelar as formas de dominação que se ocultam sob o convencionalismo, a alienação e a ideologia”.
ANDRADE, Vinicius. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Unicesumar: Maringá, 2021.
TEXTO II
O Governo do Paraná diminuiu a carga horária de Filosofia, Sociologia e Artes para o ano letivo de 2021. Justificou-se a mudança pelo movimento de unificar as matrizes curriculares nas escolas paranaenses. Ademais, o intuito de ampliar a nota do Estado no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Para a Secretária de Estado da Educação e do Esporte (SEED), a alteração não implicará em perda de senso crítico dos alunos, ao contrário do que pensa professores, pesquisadores e outros setores, que veem na medida uma forma de “matar” silenciosamente as ciências humanas.
Nesse sentido, imagine a seguinte situação: Você é professor do ensino médio e sua escola participará de um fórum estadual de educação. Tal fórum é composto por diferentes setores da sociedade e tem uma importância considerável para a tomada de decisões no âmbito da educação. Em processo de participação efetiva, você foi convidado(a) pela equipe pedagógica da escola para apresentar uma fala neste fórum. Com base nisso, utilize como suporte teórico o texto I, fragmento do livro de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, além da informação do texto II e produza um texto dissertativo-argumentativo, de 20 a 25 linhas, direcionado à sociedade civil, órgãos do Estado e classe política, no qual argumente em favor da manutenção da carga horária das disciplinas de humanas no Estado paranaense.
aguida30:
alguém que respondeu essa atividade???
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
As disciplinas de humanas são basante importantes para os diversos níveis de educação tendo em vista que leva o homem a pensar acerca da sociedade em que ele está inserido.
Importante notar que as disciplinas de ciências humanas envolve história, geografia filosofia, sociologia, dentre outros.
Ela ajuda o estudante a entender mais a formação social em que ele está inserido e como ele é partícipe dessa formação.
espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
ENEM,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Português,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás