História, perguntado por desconhecido1102c, 1 ano atrás

TEXTO I

A cópia manuscrita de originais era disponível apenas aos mais ricos e influentes. O livro impresso representou não apenas uma opção de qualidade e mais acessível comercialmente, como também aumentou incrivelmente a liberdade da sociedade com relação à leitura; foram afrouxadas as proibições devido à impossibilidade de controlar uma demanda crescente por livros de todos os tipos.

TEXTO II

O Renascimento significou novas formas de ser e de pensar a partir de um conceito dinâmico de homem, em que todas as concepções das relações humanas se tornaram dinâmicas, a começar pela relação entre o homem e a sociedade, agora uma questão individual por excelência.

A relação entre o desenvolvimento da imprensa e o Renascimento apresenta-se

a) na dinamização das formas de leitura e do livro depois da invenção da imprensa.
b) na individualização das relações do homem com o mundo e também com a leitura.
c) no controle da leitura dos grupos sociais e da censura ao pensamento humanista.
d) na difusão das ideias humanistas através de manuscritos e do ensino público.
e) no conceito de sociabilidade do ser humano e seu reflexo nas formas de leitura.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

É correta a alternativa B.

A Imprensa e o Renascimento se associam mais profundamente no sentido de terem representado uma mudança no paradigma social, de modo que individualizou as relações humanas e mudou a relação dos homens com as palavras escritas.

Esta invenção, que dificultava a censura, também permitia que as pessoas lessem sozinhas (as que sabiam ler), sem a necessidade de que alguém interpretasse para elas o que estava escrito, o que facilitou, por exemplo, a Reforma Protestante.

Perguntas interessantes