História, perguntado por kimggby, 8 meses atrás

TEXTO I – A “ciência” nazista: o arianismo

Em fins do século XIX, no encalço do discurso do racismo científico, surge o Völkisch, um movimento nacionalista e populista que incute no alemão médio a percepção, de que os judeus da Alemanha não seriam alemães. Amparados pela antropologia racial, os judeus seriam inferiores ao povo alemão. Essas ideias corroboraram o antissemitismo e a ideologia nazista do “ariano puro”, legalizando assim a hierarquia racista, em que os alemães estariam no topo e os demais povos abaixo. Com a ascensão do nazismo, após 1933, medidas legais, científicas e discriminatórias, levaram à experiência do holocausto com o genocídio de milhares de judeus, e dos grupos considerados antinacionais, ciganos, negros7, deficientes físicos e intelectuais, comunistas, homossexuais entre outros grupos considerados impróprios, pois representantes da diferença – étnica, de classes e partidos – impeditivo do Estado homogêneo e corporativista do nazifascismo.

Fonte: Elaborado especialmente para este Material
Cartaz de propaganda nazista adverte os alemães sobre os perigos dos “subumanos” do leste europeu. Alemanha, data incerta.


Jovem, que supostamente manteve relações proibidas pe- las Leis de Proteção do Sangue e da Honra Alemã (Lei de Nuremberg) com uma judia, é levado pelas ruas para ser publicamente humilhado. Cercado por policiais nazistas, ele carrega um cartaz que diz: “Sou um poluidor da raça [ariana]. Alemanha. julho de 1935.


a) O nazismo teve como base de seus princípios o ultranacionalismo e a ideia de “raça pura” (ariana), esse discurso foi uma “novidade”? Justifique.
b) Retome a leitura do texto: “Por que se pensa e se quer ‘a’ civilização?” Quais as diferenças entre as práticas, segundo o texto, do genocídio e do etnocídio? Explique dando exemplos.

Soluções para a tarefa

Respondido por wolfteen402
18

Resposta:

A)Esse discurso não foi uma novidade.Pois o conceito do judeu não ser alemão e a discriminação com pessoas que não eram consideradas,assim por dizer "alemão puro" já existia ,mas com o nazismo ela ganhou mais força.

B)Com a ascensão do nazismo,após 1933,medidas legais, científicas e discriminatórias,levaram a experiência do holocausto com o genocídio de milhares de judeus ,e dos grupos considerados antinacionais,ciganos,negros,dificientes físicos e intelectuais,comunistas , homossexuais,entre outros grupos considerados impróprios.

Respondido por isaurakim
0

A. Não, pois o discurso etnocentrista (que diz que uma raça ou etnia é superior a outra como exemplo da segunda guerra mundial) ja existe a muitos anos.

B. O Etnocídio é o extermínio de sua cultura, buscando por exemplo, o negros trazidos para o Brasil, sendo obrigados a cultuar o catolicismo e ainda sim, sendo tratados como iinferior. Já o genocídio, tratasse do extermínio sistemático de um povo. Exemplo do texto pedido na resolução: "No primeiro, o denominados primitivos e" bárbaros", busca-se melhorá-los até que se tornem o modelo que lhe é proposto, eliminando sua cultura. No segundo caso o tratamento é a negação, e consequentemente sua eliminação."

Espero ter ajudado❤️

Perguntas interessantes