TEXTO
Estação História - Eurásia é o nome do jogo
A cobertura dos eventos na ucrânia oculta os interesses geoestratégicos dos EUA, focados no controle da Eurásia, o centro econômico.
“[Em] 1991, Moscou propôs a criação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) aos antigos países-membros da URSS. Todos aceitaram participar, exceto os bálticos. Mas, nos anos seguintes, a CEI sucumbiu a suas próprias fragilidades internas, incluindo crise econômica, tensões étnicas, disputa de poder político entre máfias, descontentamento da população.
[…] Pela primeira vez, desde que Ivã tornou-se o primeiro czar da Rússia, no século 16, Moscou experimentou um forte recuo como centro de poder eurasiático. A eventual deserção da Ucrânia — e, mais particularmente, a perda de controle russo sobre a Crimeia e o porto de Sebastopol, que garante a Moscou uma saída para o Mediterrâneo — transformaria a Rússia numa potência de segunda categoria. É isso que explica a crise da Ucrânia. Os estrategistas do Pentágono fomentaram e estimularam movimentos separatistas na Ucrânia, mas também na Tchetchênia e na Geórgia.
[...] Em termos econômicos, o nome do jogo é Traceca, composto com as iniciais, em inglês, de Corredor de Transporte Europa – Cáucaso – Ásia Central. Trata-se da ‘nova Rota da Seda’ (caminho percorrido por Marco Polo, no século 13): um complexo rodoferroviário destinado a ligar a Europa mediterrânea até a China, passando pelo Afeganistão e Turquia. A construção desse imenso complexo — com fundos da União Europeia (UE) e do Banco para o Desenvolvimento da Ásia (BDA) — combina-se com a instalação de oleodutos e gasodutos que vão abastecer o mercado ocidental.
Apenas os cinco países da bacia do Cáspio — Azerbaijão, Cazaquistão, Irã, Rússia e Turcomenistão — possuem reservas estimadas em 200 bilhões de barris de petróleo e volume comparável de gás. Três deles — Azerbaijão, Cazaquistão e Turcomenistão — contêm mais petróleo e gás do que o Golfo Pérsico. As cinco maiores empresas petrolíferas dos Estados Unidos (Chevron, Conoco, Texaco, Mobil Oil e Unocal) concluíram ou estão concluindo uma série de acordos bilionários com esses países (exceto o Irã) para explorar suas reservas.
Em termos geoestratégicos, o Afeganistão está destinado a ocupar um lugar central na economia do Traceca, como região de passagem e contato entre o extremo asiático, o Oriente Médio e a Europa. Daí a invasão do país em 2001; que não teve nada a ver com Osama Bin Laden. E a Tchetchênia está ‘sentada’ sobre um dos oleodutos-chave que ligam a Rússia a um porto do mar Negro, passando pelo Bósforo, na Turquia, e chegando ao mar Mediterrâneo. Daí a ‘extrema preocupação’, muito humanitária, de Washington.
Mas o controle da Eurásia por parte de Washington esbarra em outro pequeno inconveniente: o surgimento da China como potência mundial, também muito interessada no desenvolvimento da Traceca […]”.
QUESTOES
Leia o texto complementar: Eurásia é o jogo. Explique resumidamente qual é o jogo que o
texto se refere?
5) Quais os interesses que estão nesse jogo? Pesquise uma notícia referente aos acontecimentos da
região...como queda de aviões, fraudes nas eleições, envenenamento de candidatos adversários
Comente sua pesquisa
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
olha eu acho q é o Jogo Do Poder, tipo uma máfia ou algo parecido
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás