Sociologia, perguntado por rafaelloko9owr75c, 1 ano atrás

Texto:



Enquanto o estrangeiro via no trabalho assalariado um simples meio para iniciar “vida nova na pátria nova”, calculando libertar-se dessa condição o mais depressa possível, o negro e o mulato convertiam-se em um fim em si e para si mesmo, como se nele e por ele provassem a dignidade e a liberdade da pessoa humana. Introduziam, portanto, elementos morais no contrato de trabalho, altamente desfavoráveis em uma ordem social que timbrava por despojar a relação patrão-assalariado de obrigações e de direitos extra econômicos.



FERNANDES, F. A integração do negro na sociedade de classes. v. I. São Paulo: Ática, 1978. p. 29.



A primeira imagem retrata a chegada de um emigrante europeu que possivelmente foi integrado às lavouras de café ou ao comércio urbano no Brasil durante o final do século 19 e início do 20. A segunda imagem apresenta as condições em que os negros sequestrados vieram para o Brasil entre os séculos 16 e 17 para serem integrados ao trabalho escravo nas lavouras de cana de açúcar. O texto de Florestan Fernandes, por sua vez, procura diferenciar o sentido que o trabalho livre passou a ter para os descendentes de escravos no Brasil. A propósito da situação do negro no Brasil, assinale as afirmativas corretas. A respeito das imagens e do texto, analise as afirmações a seguir:



I. As duas imagens retratam de maneira semelhante as dificuldades presentes na emigração europeia e na emigração africana para o Brasil.

II. A partir da leitura do texto de Florestan Fernandes e da obra de Rugendas é possível afirmar que os negros escravizados e seus descendentes foram incorporados de maneira desigual no mercado de trabalho em relação aos emigrantes europeus que vieram para o território brasileiro.

III. Após a abolição, ocorrida em 1888, descendentes de negros escravizados e europeus passaram a disputar posições em pé de igualdade no mercado de trabalho então emergente.

IV. O peso do passado colonial do negro escravizado em território brasileiro permaneceu presente quando da abolição, resultando em precarização e desigualdades que se estenderam mesmo quando do advento do trabalho assalariado no país.



É correto apenas o que se afirma em:

Grupo de respostas da pergunta

III e IV

I, II e III.

I e III.

I, II e IV

II e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
50

II e IV estão corretas.

A sociologia de Florestan Fernandes dialogava sobre a realidade social.

A contribuição de Florestan Fernandes para a sociologia gira em torno da análise dos aspectos sociais do período da escravidão, onde a condição do escravo era historicamente articulada com relatos e dados onde os escravos viviam situações diferentes do trabalho compulsório nas casas e lavouras.

Autores como Gilberto Freyre por exemplo,  desenvolvem reflexões acerca da luta pela difusão dos direitos para os negros, sendo uma luta de minorias que requer um equilíbrio em relação grande atraso quanto o resto da sociedade, podendo ser trazido para os dias de hoje com o sistema de cotas, reforçando as grandes falhas do nosso governo que vem se perpetuando desde o período da colonização

Respondido por simonejequiti2016
18

2 e 4 está certas ,poisO peso do passado colonial do negro escravizado em território brasileiro permaneceu presente quando da abolição, resultando em precarização e desigualdades que se estenderam mesmo quando do advento do trabalho assalariado no país.

Perguntas interessantes