Português, perguntado por edubrva1, 1 ano atrás

TEXTO DISSERTATIVO SOBRE O FUTURO DAS NOVAS GERAÇÕES ( NÃO USAR 1 PESSOAS )

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por marcosfernandeovil0d
1

As futuras mães são responsáveis, em primeira linha, pela qualidade humana dos seus descendentes.

O futuro da humanidade está intimamente ligado ao desenvolvimento das novas gerações. Pais preparados para dar aos filhos uma boa formação moral e espiritual, escolas construídas para transformar crianças e jovens em pessoas responsáveis e valorosas, são os fatores essenciais que promovem o progresso real. No entanto, essa teoria, que levaria o mundo a ser um lugar melhor para se viver em paz e harmonia, não se verifica na prática. Além disso, a população está envelhecendo, como comprovam as estatísticas. Os recursos da medicina têm elevado o percentual de pessoas em idade mais avançada, inclusive nos países menos desenvolvidos.

Ao chegarem à maturidade, as pessoas deveriam se sentir e atuar como transmissores de ensinamentos e cultura às novas gerações de forma a que estas pudessem promover a renovação. Aos jovens cabe o papel da incessante busca pelo novo a ser integrado ao antigo. No entanto, as novas gerações estão envelhecendo precocemente. O impulso revigorante da adolescência e juventude tem sido desviado para caminhos inadequados, ao invés de vivenciado de forma plena, perdendo-se com isso a oportunidade da conquista de melhores condições gerais de vida e felicidade.

As mães sempre foram o esteio da família, no entanto é sabido que o melhor meio de enfraquecer um povo se faz através da deterioração moral das futuras mães, pois elas são responsáveis, em primeira linha, pela qualidade das novas gerações. Além disso, vários fatores contribuem para desencaminhar os jovens, tais como lares desestruturados, a fraca e inadequada formação escolar, os constantes maus exemplos de falta de integridade moral e desvios de verba da parte dos que estão no exercício do poder, a falta de uma visão promissora do futuro e a ausência de uma perspectiva mais segura do que o subemprego. Tudo isso acaba levando as novas gerações a assumirem uma atitude negativa perante a vida, descuidando-se dos estudos, entregando-se aos vícios em festas “rave”, nas quais se incentiva o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e drogas. Assim, a vida passa celeremente e as pessoas se habituam a uma rotina constrangedora, em que o tempo disponível não é plenamente aproveitado.

E quando atingem a maturidade, precisam lidar com os inconvenientes do envelhecimento, como a menor disposição para as atividades e aumento das doenças, a maioria delas decorrente da falta de maiores cuidados e dos abusos praticados na juventude. Podem ocorrer também outras conseqüências mais sérias e debilitantes, que muitas vezes requerem cuidados da parte dos filhos ou de parentes que passam a ser seus cuidadores. O grande problema, nesses casos,é que nem sempre filhos e parentes têm condições de prestar a devida assistência.

Em eras passadas a idade não significava uma fase crítica, pois o próprio modo de viver, de acordo com as leis da Criação, proporcionava um envelhecer sadio amparado pelas forças naturais, sem as complicações observadas atualmente. No entanto, a maturidade é um período muito rico em oportunidades para repensar a vida e sua finalidade. Fortalecer o impulso ascendente e o desejo de evoluir sempre é o que de mais importante há para ser feito nessa fase da vida, e para isso não há um minuto sequer a perder. O vivenciar se torna rico e frutífero, e a jovialidade interior pode até ressurgir, não obstante os efeitos dos anos já vividos se tornarem visíveis. Chegará o momento no qual o corpo será deixado para trás e a alma deverá estar fortalecida no impulso mais elevado para seguir seu próprio caminho sem ficar retida nos labirintos da matéria e aos costumes adquiridos.

As novas gerações precisam saber nitidamente de tudo isso para que tenham o devido cuidado com a vida e possam cumprir, na Terra, a missão de promover a concretização de um futuro cada vez mais belo e feliz.

Ensinar as novas gerações a ler, escrever e usar o computador não é suficiente. Devemos despertá-las e prepará-las para assumir a posição de seres humanos que saibam cuidar do planeta e beneficiar a vida em todos os sentidos, com a certeza e que dessa forma alcançaremos um futuro melhor!


Via: libraly


edubrva1: Vlw Manin , TMJ !!
Perguntas interessantes