Texto dissertativo sobre desigualdade racial .
ME AJUDEM PFV. VLW
Soluções para a tarefa
O Brasil hoje como antigamente apresenta a maioria de sua população negra, sabendo disso não podemos permitir que em pleno século vinte e um ainda exista preconceito em relação à cor de pele.
Além disso, somos informados por meios de comunicação, que os negros vivem menos, morrem por causas violentas, estudam menos, tem mais dificuldade de ingressar em faculdades e se manter no mercado de trabalho, ocupando assim cargos menos valorizados, ganhando salários baixos e sendo a maior parcela de população carente.
A redução das desigualdades deve começar primeiro dentro de casa, cada um deve ter consciência de seus atos para com os outros, depois na escola mostrando as crianças que apesar da diferença da cor somos todos iguais.
São políticas públicas e privadas e medidas emergenciais que pretendem eliminar ou diminuir ainda mais as desigualdades, garantindo igualdade social, educação, oportunidade de trabalho, salários decentes, cultura, qualidade de vida. Cada um fazendo sua parte quem sabe um dia essa situação mude.
Leia essa como Base (Texto de apoio)
Liziamarcia Moderador-N3
Ola ,
Como você pediu uma redação, cujo tema fosse "A desigualdade racial"
,
Fiz este texto para você nos moldes do ENEM .
Desigualdade racial
A maioria dos estudos indicam que a cor da pele é o principal elemento da geração da maioria das desigualdades no Brasil .
Esta desigualdade afeta o acesso a melhores emprego , aos estudos superiores , a medicina especializada ,ao lazer e a maiores níveis de desenvolvimento.
No Brasil infelizmente os negros vivem em estado de grande pobreza , estudam pouco e ganham menos do que brancos.
Um dos motivos vem da vossa cultura escravagista , pois durante muitos anos o negro foi escravo e sem direito político e social nenhum .
Graças às políticas de inclusão , tivemos a diminuição do número de pessoas em situação de grande pobreza, e também uma ampliação do acesso dos mais pobres a oportunidades antes usadas pela população rica da sociedade.
Mesmo havendo uma diminuição da pobreza, as políticas sociais foram eficazes para melhorar a situação da população negra , mulata , parda e de alguns imigrante que também convivem com desigualdades racial , como bolivianos , e os venezuelanos .
Com o acesso aos níveis mais altos de ensino, e de cursos profissionalizantes ,há um processo de redução das desigualdades raciais no Brasil
Por fim, há um último aspecto importante acerca da desigualdade racial : começou a surgir no Brasil , o que víamos apenas em outros países , a violência racial,
A violencia contra os jovens negros , vistos como criminoso , e ainda considerar as mulheres negras, destinadas ao serviço doméstico e a sexualização da “mulata”fácil e "gostosa ".
Em resumo , o tema da desigualdade racial faz pensar sobre o tamanho consequências , e efeitos do racismo , na formação de uma povo totalmente miscigenado como é o povo brasileiro