Texto dissertativo argumentativo sobre liberdade de expressão e midia
Soluções para a tarefa
Os candidatos Brizola e Maluf marcaram a eleição para presidente de 1989, onde ambos se ofenderam. Hoje em dia, nada é diferente pois, os debates presidenciais mostram como as palavras podem definir o posicionamento das pessoas, principalmente através das redes sociais onde elas fazem críticas sem se preocupar com os outros indivíduos.
A internet, com o advindo das redes sociais, tornou-se o maior palco dessas manifestações de ódio, somado a isso, O Globo realizou uma pesquisa que comprova este fato, segundo a análise, o Brasil cultiva esses discursos de ódio nas redes sociais e mostrou em números a intolerância dos internautas. Foram analisados mais de três mil posts e 84% deles com abordagens negativas de preconceito e discriminação. Além do mais, na internet a pessoa pode publicar de maneira anônima, dando mais liberdade ainda para ela falar o que quer.
Seja por meio de críticas ou humor, uma parcela de pessoas não impõe limites para tal liberdade e, sem pensar nas consequências desse ato, acabam gerando conflitos. Um exemplo de onde isso acontece constantemente é no humor. Piadas e paródias que em sua maioria, desrespeitam e ferem a moral do alvo. Podemos citar como exemplo o atentado ao jornal francês Charlie Hebdo. O discurso de ódio também está presente nas ruas, onde pessoas não se respeitam em debates e manifestações, chegando muitas vezes a agressão física.
Em suma, é importante pensar em soluções que não proíbam a liberdade de expressão do indivíduo. Portanto, a escola pode ajudar promovendo palestras e projetos que façam com que os alunos criem consciência sobre como manifestar suas opiniões. A mídia também pode abordar o assunto em novelas, séries e jornais.