Geografia, perguntado por bernardodrummond719, 4 meses atrás

TEXTO:
Descrição gerada automaticamente
Desde o início do século XX, foram criados órgãos federais, como o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), para atuar em relação aos problemas causados pela seca no Nordeste. Em 1936, para fins de planejamento, o governo federal delimitou o polígono das secas. Atualmente, a delimitação da área semiárida baseia-se nas médias pluviométricas, no risco de ocorrência de seca e no balanço hídrico dos municípios (medido pela diferença entre os níveis de precipitação e de evapotranspiração).

A seca não é apenas um fenômeno natural, mas também um problema político-social, pois as ações públicas para combatê-la muitas vezes acabam beneficiando apenas as elites locais [os mais ricos], aumentando a pobreza e a dependência das populações mais pobres. Em muitos casos, a construção de açudes e poços nas grandes propriedades e o desvio de dinheiro público destinado ao combate à seca reforçaram o poder dos latifundiários e beneficiaram os políticos ligados a eles. Tais práticas ficaram conhecidas como indústria da seca.

Pergunta: Considerando as informações do mapa e do texto, é correto concluir que a situação das pessoas mais pobres que vivem no “Polígono das Secas” é causada somente pelas condições climático-naturais do Nordeste? Apresente argumentos que justifiquem sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por dinizp319
0

Resposta:

eu sei que tu é do setimo ano e ta com duvida na geolista do ciceroKKKKKKKK sou do 7A

Explicação:


dinizp319: to de olho ein
Perguntas interessantes