Português, perguntado por susanapacheco42, 1 ano atrás

Texto de opinião sobre a corrupção

Soluções para a tarefa

Respondido por ellenbatista1
14

               Bom acho que a corrupção no Brasil só faz o país não progredir. E o pior é que sempre achamos que a culpa é só dos políticos. Mas de ondem saem os políticos? Do povo, o mesmo povo que se acha não corrupto.

O Brasil é conhecido pela sua grande corrupção na política, mas aí é que tá o problema.Não são os políticos, mas sim toda uma cultura maligna que está em nossa história. Assim sempre queremos nos dar bem em qualquer situação, como em coisas simples tipo se aproveitar de bugs dos joguinhos do orkut kkkkkkkkkkkk nós (eu e tu) já fizemos isso né kkkkkkkk


espero ter ajudado




Respondido por Lacour
16
Corrupção não é apenas desviar dinheiro público para contas particulares. Corrupção também é enganar, mentir, tirar vantagens ilicitas, desrespeitar as leis, ser antiético. Quando alguém recebe um troco a mais no caixa do supermercado, da farmácia, da loja, ou do trocador do ônibus, e o embolsa também está se portando de forma corrupta.
Assim, é fácil atirar pedras nos outros, dizer que fulano ou beltrano é ladrão, que o Brasil não suporta mais esses políticos ladrões e, ao mesmo tempo, agir da mesma forma que eles, só que na surdina, disfarçadamente.
Outra questão a ser analisada é a do corruptor. Se ele não existisse, certamente haveria menos corrupto. Existe aí uma cadeia: de um lado o corrupto, que aceita ser corrompido. De outro, o corruptor, que deseja ter o corrupto em suas mãos para obter alguma vantagem para si próprio.
Também é preciso considerar a questão cultural e histórica do ser humano que mostra-se corrupto desde o surgimento de Cristo. A história biblica nos relata que Judas Escariote vendeu Jesus Cristo por 30 moedas. O dinheiro corrompeu um dos seguidores de Jesus, de um jeito trope, vergonhoso. Ainda assim, sabendo do que se passou, o ser humano continua praticando a corrupção, corrompendo e se deixando corromper. Para que isso mude, é preciso que haja uma conscientização geral de que corrupção compromete a educação.
É pela educação adequada, por programas que comprometam os jovens a se comportar com ética, seriedade e transparência, que podemos combater a corrupção. Cabe a cada um de nós fazer sua parte.
Um bom começo seria recusar ficar com o que não nos pertence de direito, ceder lugar para os idosos nas filas dos bancos, dos supermercados, nos bancos de ônibus, trens, metrôs, não tentar enganar as operadoras de telefonia e de televisão a cabo, não instalar programas piratas em nossos computadores, não sonegar os impostos. 
Perguntas interessantes